Assinatura Premium Assinatura Premium

CSI Cargo completa 20 anos de mercado e se reinventa para continuar crescendo

Publicado em 19/12/2018

Fundada em 1998, em São José dos Pinhais-PR, a CSI Cargo está completando 20 anos de mercado. A empresa começou a sua atuação na operação logística da Chrysler em Campo Largo-PR e em pouco tempo passou a atender as plantas da Volkswagen Audi e Renault (Complexo Ayrton Senna) em São José dos Pinhais. Desde então, o operador desenvolveu um know-how invejável em operações logísticas de alta complexidade e se consolidou como um dos principais players do mercado brasileiro de logística.

 

Segundo Andrés Ceballos, diretor-presidente da CSI Cargo, a empresa chegou aos 20 anos com muita solidez, uma vez que nos últimos 4 anos já havia implementado algumas mudanças de estratégia que renderam ótimos resultados. “Em 2014 lançamos a Dinamik Rental, uma empresa de equipamentos de movimentação que já nasceu como uma das maiores empresas do setor. Isso nos ajudou a ampliar o nosso raio de atuação dentro do segmento de logística. Além disso, ganhamos contratos importantes em setores que nunca havíamos atuado como eletroeletrônicos, alimentício e produtos de  limpeza”, ressalta Andrés.

 

 O mercado nacional de logística tem despertado cada vez mais o interesse de operadores globais, o que tem acirrado a concorrência por contratos, forçando empresas de porte médio como a CSI Cargo a inovarem em suas soluções.

“Somos um operador logístico enxuto e flexível. Isso tem garantido a nossa capacidade de competir com gigantes do setor e ao mesmo tempo enfrentar um ambiente econômico extremamente árido”, reforça Andrés.

 

O avanço das tecnologias de logística 4.0 é um dos principais vetores de mudança no setor. E a CSI Cargo está aproveitando esse contexto para se reinventar como operador logístico. Recentemente, todos os gestores da empresa se empenharam em repensar suas áreas, de modo a colocar a inovação no centro da estratégia. “Estamos muito atentos as novas tecnologias porque não tenho a menor dúvida que o nosso sucesso dependerá disso”, ressalta Andrés.

 

Como os processos de reinvenção não são fáceis de implementar e muitas vezes exigem grandes recursos financeiros, a CSI Cargo aposta todas as suas fichas em sua forte cultura organizacional e na sua solidez financeira para dar vazão ao seu plano de crescimento.

“Nossas principais lideranças estão com a gente desde o início. Tenho muito orgulho da nossa equipe, são pessoas que realmente vestem a camisa da empresa. Isso, sem dúvida nos ajudará a implementar com velocidade as mudanças necessárias. Além disso, a filosofia de trabalho do Luciano Bernardi, controlador do grupo Cargo, é muito clara em termos de objetivos estratégicos, ou seja, sabemos que precisamos direcionar o nosso foco para crescer organicamente e de forma sustentável”, afirma Ceballos.

 

Além de contar com equipes motivadas, a CSI Cargo sempre se destacou por investir pesado no desenvolvimento de tecnologias proprietárias. “Até hoje nunca adquirimos sistemas de terceiros, sempre optamos por desenvolver e customizar as tecnologias de acordo com as nossas necessidades.Temos uma usina de software e agora estamos mais preparados do que nunca para ajudar nossos clientes a implementar tecnologias de indústria 4.0 como IoT (Internet das Coisas), dados em nuvem, conexões via satélite, sistemas cyber físicos”, ressalta Claudio Cortez, diretor comercial da CSI Cargo.

 

Para Cortez essa combinação inteligente de tecnologias 4.0 permitirá que os produtos da empresa atinjam um novo patamar.

“Vamos incrementar os nossos investimentos em inovação criando inclusive uma área de pesquisa e desenvolvimento. Queremos nos diferenciar cada vez mais por meio de soluções logísticas de alto impacto. Estamos utilizando a tecnologia para criar soluções real time que irão transformar radicalmente os processos logísticos. Alguns clientes já percebem com clareza que agregamos valor estratégico,mas também queremos que outras empresas visualizem as vantagens de se trabalhar com a CSI Cargo”, defende Claudio.