LogTalk LogTalk

Correios se preparam para demanda da Black Friday

Publicado em 08/11/2017

Em entrevista, chefe de departamento de encomendas de e-commerce da empresa destaca também a importância da internet para quem quer empreender

Em entrevista à Braspag, chefe de departamento de encomendas de e-commerce dos Correios, Lemuel Silva, falou sobre a relevância da logística para o e-commerce. Ele destacou o preparo dos Correios para atender às demandas de épocas de maior venda, como Black Friday e Natal, e a importância da internet para quem deseja empreender.

Segundo Silva, os Correios entregam 1 milhão de encomendas todos os dias. Para a Black Friday, a expectativa é que esse número cresça 25%. “Claro que se formos avaliar alguns locais específicos, o crescimento pode ser muito maior, de até 200%.”

Silva relembra que para os Correios o final de ano sempre foi de movimentação intensa – antes, pelas cartas e cartões de Natal; hoje, pelas compras do e-commerce. De acordo com o executivo, com o surgimento da Black Friday, o fluxo de entregas fica distribuído entre novembro e dezembro, com picos, evidentemente, no dia da Black Friday e no Natal. “É um desafio dar vazão a todos os pedidos, mas é gratificante e nos preparamos para isso”, diz.

Estratégias
Os Correios estão avaliando novos serviços para o e-commerce e uma revisão dos serviços premium. O e-sedex, criado especialmente para o comércio eletrônico, foi bastante útil por mais de dezessete anos, mas a empresa já está avaliando soluções melhores para atender o setor. “Era um serviço com praças definidas e entendemos que era necessário ampliar e melhorar os prazos de entrega, uma vez que o Brasil está comprando mais no e-commerce. Não extinguimos simplesmente o produto, mas melhoramos outros dois, o Sedex e o Pac. A migração para eles foi natural”, diz Silva.

Recentemente, a empresa lançou o Correios Log+, que oferece armazenagem e entregas e custou mais de R$ 280 milhões. “Isso significa que os Correios continuam investindo fortemente para continuar sendo o principal parceiro para o comércio eletrônico.”

Lemuel Silva ressalta a importância da internet para os empreendedores e incentiva quem quer começar a atuar na área. “Tem que ser profissional. A possibilidade está para todos, do menor ao maior.”