LogTalk LogTalk

Cooperativa Piá investe em empilhadeiras inteligentes

Publicado em 30/07/2015

A Cooperativa Piá segue investindo em inovação e tecnologia, aprimorando a capacitação e profissionalização de seus produtores associados. Sua história de expansão, fundamentada na qualidade de sua gestão, tem um processo de inovação que leva em conta os riscos e as oportunidades, em um processo rígido para a comprovação de ganhos. A empresa processa 550 mil litros de leite por dia e produz 4.000 toneladas de polpas de frutas.

Fundada em 1967 e referência em cooperativismo no Brasil, a Piá conta com indústria de laticínios e indústria de processamento de frutas, além de duas fábricas de rações e uma rede de supermercados e agropecuárias com 18 lojas. São 1,4 mil colaboradores e 20 mil associados, sendo 2,5 mil produtores de leite e mais de 1.000 produtores de frutas. Na ponta final, são 4 milhões de consumidores, em quatro Estados brasileiros, que compram os mais de 265 produtos da empresa, em 15 mil pontos de vendas.

O gerente de Logística, Carlos Raymundo, destaca a “busca incessante por novas tecnologias, seja nos processos produtivos, embalagens e nas atividades de movimentação de materiais e automações de forma geral.” Dessa forma, metodicamente e não por acaso, a Cooperativa Piá utiliza sete empilhadeiras articuladas Combilift em suas atividades industriais.

Mesmo com a economia fragilizada, Raymundo ressalta o foco no crescimento e muitas oportunidades para o desenvolvimento. “A Piá busca sempre a agregação de valor. Com isso, a Cooperativa pode remunerar melhor os seus associados, aumentando a renda e a produção, e gerando empregos.”

Para o responsável pela Logística da Piá, a redução de custo da operação e do investimento é a principal vantagem na aquisição dos equipamentos. Como a tecnologia Combilift é relativamente nova no Brasil, a Piá realizou visitas técnicas em outras empresas, que já utilizavam as empilhadeiras articuladas da marca, para certificar-se da qualidade do produto.

O gerente de Logística da Piá também salienta que a empresa buscou informações referentes à assistência técnica e à manutenção preventiva e corretiva, em mecânicas com conhecimento das empilhadeiras articuladas. Para ele, todos os projetos de aquisições devem ser viáveis, rentáveis e com payback atrativos, ratificando, assim, a decisão tomada pela Cooperativa Piá.

A Combilift oferece uma linha de empilhadeiras articuladas, permitindo o trabalho em corredores estreitos e o consequente aumento de volume de cargas armazenadas. Segundo o diretor Comercial da Combilift, Rafael Kessler, trata-se de uma solução de movimentação perfeita para cargas paletizadas. As empilhadeiras articuladas operam em qualquer tipo de piso, dentro e fora de prédios, e reduzem a largura de corredores, possibilitando um ganho de mais de 20% no número de posições para armazenamento.

As empilhadeiras articuladas da irlandesa Combilift são fáceis de operar e disponíveis em versões elétricas ou GLP, com capacidade para até 2.500 kg. São capazes de executar as suas operações em corredores estreitos de 2 m, empilhando até 15,6 m.