Assinatura Premium Assinatura Premium

Consultoria de Supply Chain francesa aposta em crescimento no Brasil

Publicado em 21/08/2017

Diagma funciona aqui desde 2013 e projeta alta de 30% neste ano; no ano passado, a empresa cresceu 50% em relação a 2015

Por Christian Presa

A consultoria francesa de Supply Chain Diagma relevou recentemente que aposta em crescimento no Brasil. A empresa funciona no país desde 2013 e já desenvolveu mais de 50 projetos.

Segundo o sócio da Diagma Brasil, Aurélien Jacomy, o investimento em Supply Chain será um dos pilares do desenvolvimento de setores como o varejo. “Se há problema de infraestrutura no país, precisamos lembrar que a maioria das fábricas e dos consumidores fica em São Paulo e no Sul do país, onde a malha rodoviária é boa e densa.” Jacomy pontua que é preciso parar de usar a infraestrutura como desculpa para os resultados negativos e encontrar soluções. “Por isso, as Supply Chain locais estão há 10 anos atrasado em relação ao cenário logístico da Europa.”

O executivo também enxerga a falta de confiança mutua entre os empresários brasileiros como motivo que atrapalha o desempenho da gestão da cadeia de suprimentos no país. Segundo ele, essa desconfiança gera processos lentos e ineficientes. “A colaboração ou o compartilhamento de soluções em logística simplifica fluxos e aumenta a importância da gestão. Em um momento de crise económica, também pode ser vista como uma fonte importante de ganho de produtividade”, avalia.

A Diagma Brasil pretende aumentar o faturamento em 30% este ano, com projetos em varejo, produtos de grande consumo e setor farmacêutico. Em 2016, a empresa cresceu 50% em relação ao período anterior.