Assinatura Premium Assinatura Premium

Como a manutenção pode auxiliar no controle de frota?

Publicado em 21/09/2016

Escolher o tipo certo de manutenção pode fazer diferença no controle de frota e gastos com veículos

Você, como empreendedor e administrador, já calculou o quanto sua empresa gasta com a manutenção de veículos? E de como isso afeta diretamente o controle de frota? Neste artigo, falamos sobre a manutenção.

Você conhece todos os tipos de manutenção e qual delas é a mais vantajosa para a empresa?  Como elas podem te auxiliar a economizar com a frota?

Manutenção preventiva

Como o próprio nome diz, a manutenção preventiva tem como objetivo reduzir a possibilidade de falhas nos veículos da frota, detectar defeitos ou falhas em potencial e manter as condições de uso, desempenho e segurança para o funcionário operante.

Sua preparação e programação são realizadas antes do provável aparecimento de uma falha, visando conservação, ajustes e eliminação de defeitos. Segundo a CIMM (Centro de Informação Metal Mecânica), o período de revisão é definido a partir de históricos do veículo ou recomendações do fabricante.

No entanto, apesar de ser a forma mais econômica de manter o veículo em boas condições, há o custo envolvido na revisão e componentes que são substituídos antes do fim de sua vida útil. Mas, claro, esse valor ainda é inferior àquele gasto em falhas/quebras de última hora. 

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva ocorre depois que o veículo apresentou falha e interrompeu seu normal funcionamento ou demonstrou desempenho deficiente. Há dois tipos de manutenção corretiva: a planejada e a não planejada.

Na primeira opção, após detectar que o veículo não está trabalhando com seu desempenho habitual, é realizada a manutenção e reparo ou a decisão de deixar rodar até quebrar (até a chegada de peças substitutas, etc). Essa forma de manutenção corretiva é mais barata, rápida e segura.

Já a não planejada trabalha, geralmente, em caráter emergencial, pelo fato de a quebra/falha do veículo acontecer em momento inesperado. Ela gera altos custos para a empresa, pela necessidade imediata de atendimento, prejuízos na entrega, etc.

Manutenção preditiva

Essa opção, também conhecida como manutenção planejada, identifica antecipadamente a possível ocorrência de uma falha, a necessidade de trocar alguma peça específica, etc. Ela é realizada quando se tem um problema ou sabe-se que terá, porém ainda não apresenta riscos à integridade do veículo. Sendo assim, esse tipo de manutenção, quando adotado pela empresa, requer uma conferência por aparelhos para detecção de ruídos, ultrassom ou uma avaliação visual do próprio gestor, para então não fazer manutenção preventiva antes da hora.

Com isso, é possível reduzir o impacto destes procedimentos preventivos na operação, maximizar a vida útil de peças que compõem o veículo, etc.

Tecnologia, a melhor aliada

Possuir um sistema de gerenciamento que desenvolve o plano de manutenção preventiva, corretiva e preditiva facilita, e muito, o trabalho de todos na empresa, evitando gastos desnecessários e tempo desperdiçado na oficina.

Com um sistema como o Sialog Frota (www.sialog.com.br), é possível ainda gerenciar todos os itens mecânicos dos equipamentos, como correia dentada, amortecedor, lona de freio e etc, determinar a performance (h, km ou dia) de cada componente e suas garantias,  além de avaliar a performance de cada motorista, veículo e mecânico de forma imediata.

É possível, ainda, obter histórico de despesas com o veículo, previsão de paradas e manutenções, analisar desempenho da oficina ou mecânico, prever custos de investimento, entre outros.

 

Sialog - Telelefone: (14) 3604-2200