LogTalk LogTalk

Com projetos e parceiras, Coopercarga trilha caminho rumo à inovação

Publicado em 08/05/2018

Desde o ano passado, empresa está desenvolvendo estratégias para criar hábitos e fortalecer processos existentes

De acordo com uma notícia publicada pelo site Valor Econômico, o percentual de empresas que investem mais de 5% da renda líquida em pesquisa e inovação cresceu de 20% para 24% no último ano. No entanto, uma pesquisa realizada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português) aponta que o investimento em inovação no setor privado ainda é pequeno no Brasil.

Apesar disso, as empresas brasileiras estão tentando se atentado a essa demanda para prosperar. Uma delas é a Coopercarga. Desde o ano passado, a companhia tem buscado desenvolver desenvolvendo estratégias para fortalecer processos de inovação.

Em 2017, a empresa criou e lançou o iCooper. O objetivo do projeto foi abrir, dentro da cooperativa, um ambiente de inovação para agregar valor ao negócio aumentando receitas, rentabilizando os cooperados e ouvindo todos os colaboradores, independentemente de cargo ou posição na cooperativa.

Desde então, os representantes da Coopercarga têm investido em ações de benchmarking em empresas atuantes no ecossistema de inovação de Santa Catarina, conhecendo organizações e fechando parcerias que ofereçam soluções voltadas à inovação. 

Aprofundando-se nos conceitos e na prática da inovação, a Coopercarga está desenvolvendo o “Programa de Criativação”. A importância dessa abordagem está no entendimento de que a inovação é uma construção feita de maneira plural, baseando-se na maior interação com o mercado, buscando soluções sintonizadas em processos de cocriação e estabelecimentos de parcerias que auxiliarão no fortalecimento da Coopercarga.

“Nós compreendemos que não se inova sozinho, e nem do dia para a noite”, diz o gerente do setor de Tecnologia da Informação e Inovação da empresa, Denny Mews. “Se trata de um processo que, assim como qualquer outro, depende de pessoas e, por isso, precisa ser gerido e incentivado continuamente.”

O start no projeto se deu por meio de uma parceria entre time da Coopercarga e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) para estabelecer na cooperativa a cultura da inovação. Isso significa incutir em cada membro da equipe um mindset criativo frente a problemas e desafios cotidianos e de atitude para a elaboração e execução de projetos inovadores.

Já foram realizados workshops de inovação e cocriação com as lideranças da Coopercarga, que irão disseminar conhecimentos para todos os outros níveis. Com base nessas experiências, profissionais da área com ampla vivência como Maria Augusta Orofino, Igor Drudi e Thiago Marques estão contribuindo para o desenvolvimento de um projeto piloto de inovação, que já está sendo colocado em prática.