LogTalk LogTalk

Com demanda aquecida, DHL mantém equipe dedicada ao transporte aéreo de produtos perecíveis

Publicado em 12/08/2016

Com equipe especializada, DHL Global Forwarding faz todo o gerenciamento da carga, incluindo as liberações alfandegárias e sanitárias, além do agenciamento do frete aéreo

A DHL Global Forwarding, divisão do Grupo Deutsche Post DHL, especializada em fretes aéreos e marítimos, mantém uma equipe dedicada (customer service), desde 2006, para o gerenciamento de fretes aéreos de produtos perecíveis, no Brasil. Formada por cinco pessoas com experiência na área, essa equipe é responsável pelo agenciamento do frete, a recepção da carga no aeroporto, as liberações alfandegárias e sanitárias envolvidas no processo e o acompanhamento de todo o percurso aéreo. Atualmente, os produtos com maior demanda e potencial são os ovos férteis, cuja movimentação de carga na DHL vem crescendo uma média de 5% ao ano, e frutas, cujos produtores brasileiros vêm acionando o modal aéreo para atingir novos mercados.

De acordo com o diretor do Produto Aéreo da DHL Global Forwarding, Maurício Coelho, “os produtores brasileiros de perecíveis têm competitividade no mercado internacional, ainda mais agora com a cotação do real, em relação ao dólar, na casa dos R$ 3”.

O executivo explica que o embarque de produtos perecíveis pelo modal aéreo já está consolidado como a melhor forma, para que o produto chegue ao destino com as mesmas características com que sai do produtor. Atualmente, as frutas com maior destaque nas exportações realizadas pela DHL são o mamão papaia (oriundo do Espírito Santo e do Nordeste), a manga (Nordeste) e o figo (Sudeste). Os mercados-alvos principais para as frutas são os Estados Unidos e a Europa, e o Oriente Médio e a América Latina, no caso dos ovos férteis.

A DHL opera rotas e hubs que abrangem mais de 220 países, em todo o mundo, com voos diários para os Estados Unidos e a Europa. Devido a sua delicadeza, as frutas e os produtos perecíveis são transportados em paletes aéreos e mantidos sob temperatura controlada, em torno de 10°C. Além disso, se o cliente desejar um pacote mais completo, a DHL possui operadores próprios nos principais aeroportos do mundo e equipe dedicada à área de perecíveis, com operação end to end, ou seja, que fazem com que os produtos cheguem até a prateleira do consumidor.

“Mesmo com o câmbio favorável, consolidar uma operação de exportação é um desafio, mas um operador logístico experiente, como a DHL, facilita muito a movimentação da carga, a liberação alfandegária e o atendimento às normas sanitárias, viabilizando e potencializando todo o negócio. Com a DHL, o cliente mantém, também, a visibilidade do status da carga, o que confere mais consistência à operação”, completa Coelho.

Para os produtos perecíveis de maior valor, a DHL Global Forwarding oferece uma solução exclusiva de monitoramento online de carga: o DHL Thermonet, sistema voltado ao transporte aéreo, que permite monitorar a temperatura e rastrear a carga 24/7, garantindo que a cadeia logística atenda aos princípios de boas práticas de distribuição (Good Distribution Practices). Além disso, o sistema mantém registrada toda a trilha de documentação (SOP) e trajetória das mercadorias, cujos dados ficam armazenados na nuvem por sete anos e podem ser acessados, com segurança, via internet.