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Columbia inicia atividades no CD de Exportação de Peças da Ford na Bahia

Publicado em 11/01/2017

O conceito utilizado no novo centro de distribuição proporcionará à Ford maior competitividade no mercado internacional

A Columbia Logística começou o ano de 2017 com o Centro de Distribuição de Exportação de Peças da Ford, uma nova operação de padrão internacional situada em Simões Filho, na Bahia. A unidade funciona no complexo logístico da Columbia Nordeste e tem como objetivo agilizar o envio de itens automotivos do Brasil para sete fábricas da Ford no mundo.

O supervisor dos centros de distribuição de exportações da Ford, Emerson Miguel, afirma que priorizar a agilidade é o diferencial da marca Ford. “A agilidade no recebimento e expedição e o atendimento diferenciado aos clientes globais são vantagens do novo centro, que coloca a Ford Brasil nos padrões internacionais nesse tipo de operação”, diz. O executivo observa que o novo conceito torna a Ford mais competitiva globalmente.

Já Murillo Mello, diretor de negócios da Columbia, destaca que a nova operação está alinhada ao posicionamento da empresa no mercado de logística. "Nossa missão é oferecer soluções de alto nível de complexidade e eficiência, agregando valor à cadeia de abastecimento de segmentos estratégicos para o país, entre os quais o automotivo", declara.

Esse é o primeiro CD do Nordeste e o segundo do Brasil (o primeiro foi em São Paulo) a usar um novo conceito de exportação de autopeças, em que todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e competitividade para a operação. Com uma área de 1.500 m², o novo armazém conta com área de escritório, docas virtuais para depósito de contêineres e vai receber, consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região Nordeste e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã.

Com a globalização, as linhas que produzem os modelos Ka e EcoSport nesses países utilizam muitas peças fabricadas exclusivamente no Brasil, incluindo estampados da fábrica da Ford em Camaçari. A entrega será feita diretamente no entreposto, de onde as exportações seguem para o destino de saída do país, através do porto de Salvador ou, em casos urgentes, por aeroporto. Anteriormente, a operação de exportação era feita em um armazém externo, que operava como extensão do Complexo de Camaçari.

As principais mudanças em relação ao sistema anterior incluem a realização da operação externa dentro de área alfandegada e a otimização de embalagens de exportação, com padrão global. Outros ganhos com o novo espaço são mudanças no controle diferenciado de inventário, retorno imediato ao fornecedor em caso de problemas na chegada do material e emissão de memorando de exportação para todas as peças.

 

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