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CEVA assina contrato de R$ 12 milhões com Bombardier no Brasil

Publicado em 05/04/2012

Esta é a primeira vez que a Bombardier faz parceria com um operador logístico como a CEVA

 

A Ceva Logistics fechou contrato de três anos por R$ 12 milhões com a Bombardier Transportation, maior fabricante de equipamentos para o setor ferroviário do mundo. A Ceva será responsável pelo gerenciamento de toda a operação logística da Bombardier dentro da unidade industrial da empresa, em Hortolândia (SP), onde a Bombardier vai produzir os veículos do monotrilho para o projeto do Expresso Monotrilho Leste em São Paulo.  A Ceva irá gerenciar toda a atividade de warehousing (recebimento, conferência, embalagem, estocagem, gerenciamento de inventário físico, separação e expedição de peças) e de material handling (movimentação interna para abastecimento de linha de produção).  

A oportunidade de trabalhar com a Bombardier neste projeto prevê investimentos por parte da CEVA em infraestrutura e tecnologia. Funcionários da CEVA ficarão totalmente dedicados à Bombardier e o espaço gerenciado pela CEVA será de aproximadamente 1800 metros quadrados. A parceria entre a CEVA e a Bombardier marca o início das atividades de manufatura da empresa no Brasil.

A CEVA fica assim ligada ao Projeto do Expresso Monotrilho Leste, desenvolvido pela Bombardier em parceria com as construtoras Queiroz Galvão e OAS. O Expresso Monotrilho Leste é o prolongamento da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo ligando a estação de Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, são 24,5 km e 17 estações onde vão circular 54 trens atendendo a mais de meio milhão de passageiros todos os dias. O Expresso Monotrilho Leste vai permitir que os moradores da Zona Leste de São Paulo efetuem o percurso entre Cidade Tiradentes e Vila Prudente em apenas 50 minutos, trajeto que atualmente leva mais de duas horas para ser percorrido. O primeiro trecho vai estar concluído em 2013, o segundo em 2014 e a totalidade do empreendimento em 2016. 

A nova tecnologia de Monotrilho em fabricação para o Metrô de São Paulo permite oferecer uma capacidade de transporte e uma velocidade de circulação semelhante ao Metro convencional, 48.000 passageiros por hora e por sentido, também é não poluente e não emite ruído por circular sobre pneus. A mesma ligação construída em metrô subterrâneo levaria mais do dobro do tempo a entrar em operação e custaria muito mais caro. 

"Com o lançamento de uma nova unidade de produção para o Projeto do Monotrilho, é essencial confiarmos em nossos parceiros e saber que eles são tão comprometidos como nós somos com a qualidade dos nossos produtos", destaca Manuel Gonçalves, Gerente de Produção da Bombardier no Brasil. "A Ceva foi a escolha certa como parceiro de gestão da cadeia de suprimentos, pois provou que pode atender e superar nossos altos padrões. Com o desenvolvimento da produção monotrilho, não temos dúvida de que Ceva continuará a nos apoiar muito neste esforço e fornecer a logística necessária", acrescenta Gonçalves.