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Caterpillar melhora segurança, qualidade, velocidade e diminui custos com sistema baseado em Lean

Publicado em 18/07/2014

Filial brasileira de grupo norte-americano mostrará, no Lean Summit 2014, como implementou o Caterpillar Production System, em suas unidades no Brasil

Empresa de origem norte-americana, referência mundial na produção de equipamentos de construção e mineração e com receitas globais da ordem de US$ 55,7 bilhões em 2013, a Caterpillar brasileira melhorou, significantemente, a segurança, a qualidade, a velocidade e reduziu custos, ao adotar um modelo de gestão baseado no Sistema Lean.

Gyorgy Henyei Junior, gerente de Inovação e Sistema de Produção da empresa, explica que, desde 2005, a Caterpillar norte-americana criou seu próprio sistema de produção, para que fosse aplicado mundialmente. Segundo Henyei, o Sistema de Produção Caterpillar, também chamado de Caterpillar Production System (CPS), teve como base o “pensamento Lean”, filosofia de gestão originária do modelo Toyota, que tornou a montadora japonesa a maior do mundo e, hoje, é adotado por empresas de diversos setores e países. A Caterpillar começou, então, a disseminar tal modelo entre as suas 240 fábricas em todo o mundo.

No Brasil, o sistema da empresa, fortemente baseado em Lean, começou a ser implementado na companhia em 2006, nas unidades de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo, e, posteriormente, na unidade de Campo Largo, no Paraná, além de outras unidades da Caterpillar no Brasil.

O Sistema Lean é de gestão, que visa identificar e melhorar, em qualquer tipo de empresa ou processo produtivo, as atividades que agregam valor aos clientes (o que eles estão realmente dispostos a pagar) e eliminar desperdícios (o que eles não estão dispostos a pagar).

Henyei detalha que, baseado nesse conceito, o modelo Caterpillar tem quatro pilares básicos: pessoas, qualidade, velocidade e custo. “Com base no Lean, a gestão Caterpillar conseguiu otimizar todos esses quatro pilares, proporcionando melhorias significativas aos indicadores operacionais.”

O CPS ajudou, por exemplo, a eliminar, drasticamente, os riscos de acidentes de trabalho e melhorou, consideravelmente, o engajamento das pessoas na produção. Outra consequência do CPS foi o aumento da velocidade nas operações, gerando maior produtividade e significativa melhoria ao atendimento dos pedidos. Prova disso, é que a fábrica de Piracicaba está, há cinco anos, sem registrar um único atraso em entregas para clientes. As inspeções internas de entrega do produto da fábrica mostram, atualmente, resultados acima de 98% no quesito “livre de defeito”, o que evita retrabalhos. Com isso, a empresa vem diminuindo custos, melhorando a produtividade e a competitividade.

Para chegar a esses resultados operacionais favoráveis, a empresa focou em melhorar a capacitação da mão de obra, além de disseminar a utilização de ferramentas de Mapeamento da Cadeia de Valor. Trata-se de uma ação Lean que significa mapear todas as etapas envolvidas nos fluxos dos processos, de materiais e de informação, necessárias para atender aos clientes, desde o pedido à entrega, para encontrar e eliminar as perdas, agregando melhorias nos processos, qualidade, velocidade e redução nos custos operacionais.

Desde o início da implantação do CPS, a empresa aplicou, em sua fábrica de Piracicaba, mais de mil eventos Rapid Improvement Workshop (RIW), que significa promover uma ação rápida de melhoria em determinado fluxo de produção, visando eliminar desperdícios, aumentar produtividade, agregação de valor e qualidade. “A implementação do CPS, baseado no Sistema Lean gerou uma grande mudança cultural, importante dentro da empresa. “No Brasil, em função do perfil do trabalhador brasileiro, que gosta de desafios, não foi difícil implementarmos o CPS. Trata-se de um modelo de gestão que exige disciplina, foco e controle, levando a uma mudança cultural relevante”, acrescenta Henyei.

Lean Summit 2014
A Caterpillar apresentará esse case de gestão, baseado no modelo Lean, no Lean Summit 2014, que será realizado nos dias 2 e 3 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, evento que marcará a 11ª edição. O case será apresentado na sessão Sistemas de Produção Corporativos, que relatará experiências de empresas que adotam sistemas de produção inspirados nos conceitos Lean.

Nessa sessão, além da Caterpillar, a GM apresentará seu sistema global baseado no modelo Lean, além da Goodyear que também mostrará a experiência de ter recebido o Prêmio Shingo, mais importante premiação destinada a empresas que adotam o Lean, pela implementação do sistema em sua planta de Americana, no interior de São Paulo.

O evento reunirá 38 grandes empresas, que detalharão, em um encontro de dois dias, em São Paulo, como conseguiram eliminar desperdícios, diminuir custos, aumentar produtividade, competitividade, lucro e satisfação do cliente, ao adotar o Sistema Lean.

Na edição passada, em 2012, o evento reuniu mais de 1.100 pessoas, de 200 empresas que assistiram a 33 cases Lean. Este ano, as empresas que apresentarão as suas implementações e resultados que já obtiveram serão: Caterpillar, Embraer, GM, Vale, Brasil Foods, Coca-Cola, Philips, Scania, Volvo, Nivea, Dpaschoal, Alcoa, Alpargatas, Azul, Bosch, Whirlpool, Thyssenkrupp, Caterpilar, John Deere, Case New Holland, Grupo Camargo Correa (CSC), Holcim, 3m, Akzo Nobel, Astra Zeneca, Ci&T, Dow, Flextronics, FMC, GSK, La Fonte Assa Abloy, Parker, Wabco, Weg, Zen e Instituto de Oncologia do Vale (IOV).

Além disso, o encontro trará ao Brasil quatro especialistas internacionais, que estão entre os maiores experts do mundo em Sistema Lean: John Shook, Art Byrne, Jim Morgan e Ian Glenday. Ao todo, serão mais de 50 palestras diferentes sobre Sistema Lean, em dois dias, isso somando os cases apresentados e, também, as demais apresentações dos especialistas internacionais e do Lean Institute Brasil, de São Paulo, entidade brasileira sem fins lucrativos que é a organizadora do encontro.

As palestras e os cases demonstrarão a aplicação do Lean em diversas áreas, como produção, logística, relação com fornecedores, setor administrativo, vendas, marketing, finanças, recursos humanos, liderança, desenvolvimento de pessoas, processos, produtos, planos e estratégia, e tecnologia da informação. Os 35 cases que serão apresentados abrangerão um leque diversificado de empresas de diferentes segmentos, como alimentício, vestuário, cosmético, mineração, aéreo e aeroespacial, automotivo e de autopeças, farmacêutica, agrícola, software, assistência à saúde, entre outros.

Serviço
Lean Summit 2014
Quando: 2 e 3 de setembro.
Onde: Expo Center Norte – Centro de Convenções
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo

As vagas são limitadas. A programação detalhada, as inscrições e mais informações sobre parcerias de hotéis e companhias aéreas, referências de locais, detalhes de horários e outros estão em www.lean.org.br/leansummit2014/index13.html.