LogTalk LogTalk

CargoX se inspira em modelos da Google e da Ambev para equilibrar gestão e processos

Publicado em 18/11/2016

Para a “Uber do transporte de cargas”, a valorização de profissionais e análise de processos são pilares para o crescimento

A CargoX é uma das transportadoras mais inovadoras do mercado por ser a única que opera conectada em tempo real a uma rede de 100 mil caminhoneiros autônomos. Conhecida como a “uber dos transportes de cargas”, a empresa revela que tem duas multinacionais como exemplo: a Ambev e a Google. Notavelmente distintos, os modelos de linhas de atuação das duas empresas contribuem para o desenvolvimento da CargoX.

Segundo Federico Veja, CEO da CargoX, a empresa segue o modelo Google de integração do funcionário, propondo um ambiente que amplia o sentimento de pertencimento por parte deles. “Nós queremos que nossos colaboradores tenham o prazer e o desejo de levantar de suas camas e vir para a empresa. Buscamos mostrar que todos eles são donos dela de alguma forma” declara.

Para Veja, a visão precisa ser aplicada de forma real, pois qualquer contradição entre o discurso e as ações afeta de forma negativa a equipe. “Precisa deixar claro que ambiente de trabalho é um diferencial, mas que não deixamos de ser uma empresa em busca de resultados”, detalha.

Inspirada pela Ambev, a outra linha de atuação foi implantada após a contratação de profissionais que tiveram passagens pela cervejaria, o que ajudou na introdução de processos e no trabalho de reconhecimento dos resultados alcançados pelas equipes. Um exemplo é Ricardo Feferbaum, que alcançou o posto de gerente de processo de vendas na Ambev e atualmente é diretor comercial dentro da CargoX.

Feferbaum explica que a companhia segue a análise detalhada do máximo de indicadores possível. “Buscamos sempre conectar aquilo que os números apresentam, eles possuem sua importância dentro de nosso ecossistema, igual nossos colaboradores, onde cada um com sua individualidade é acolhido para render o máximo”, descreve.

Outros pontos de destaque são os pilares “gente, sonho e cultura”. Utilizados dentro da Ambev e replicados na CargoX, os pilares têm como definição a contratação de talentos e valorização de profissionais qualificados, definição do objetivo principal da companhia e uma linha de atuação interna estabelecida.

Para o diretor, a análise dos dados precisa caminhar junto com a agilidade na tomada de decisões e mudanças de rotas, já que as novidades para uma empresa de tecnologia surgem constantemente. “Nós tentamos buscar o melhor dos dois mundos, mesclando o dinamismo de empresa inovadora e disruptiva com o alcance de resultados de uma empresa tradicional e consolidada. Acreditamos que essa estratégia nos dá força e amplia nossas possibilidades de crescimento”, declara.