Assinatura Premium Assinatura Premium

Cabotagem no Tecon Salvador supera mais um recorde

Publicado em 22/04/2019

Melhor resultado do histórico do terminal foi alcançado em março com a movimentação de 5.149 contêineres

A movimentação de cargas por navegação em águas costeiras por cabotagem realizada no Tecon Salvador, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, superou o recorde histórico mensal e acumulado no 1º trimestre de 2019. O melhor resultado mensal no histórico do terminal foi alcançado em março deste ano, com a movimentação de 5.149 contêineres. O maior volume, até então, tinha sido 5.018 contêineres, em agosto passado. Março também alavancou o índice em 47% em relação ao mesmo período em 2018. Polímeros (+210%) e siderúrgicos e metalúrgicos (+326%) foram os segmentos de destaque. De janeiro a março, o recorde de cabotagem foi conquistado com o transporte de 12.473 contêineres cheios (+22%).

A sequência de recordes evidencia a consolidação do modal como opção para o transporte de cargas pela costa brasileira que, para trechos mais longos, para além de ser mais seguro e com menos chances de avarias, a redução de custos logísticos pode chegar a 30%.“No Tecon Salvador, a cabotagem alcança recordes seguidos, com média de crescimento anual de 10%. Os resultados são fruto de um esforço em conjunto entre nossa equipe comercial e armadores, e apesar de já ser um case de sucesso, nosso empenho continua no sentido de apoiar novos clientes/cargas”, avalia Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador.

Resultados gerais - A movimentação geral de cargas em março foi de 17.231 contêineres, 21% a mais que o mesmo período de 2018, tendo também os segmentos de polímeros diversos (+42%), siderúrgicos e metalúrgicos (61%), seguido de arroz (+52%) como os mais representativos. No fechamento do trimestre, o aumento foi de 11%, com 50.106 contêineres.

Foram destaque no mês, os segmentos: siderúrgico e metalúrgico (+33%) e açúcar e derivados (+100%); e no trimestre, também siderúrgico e metalúrgico (+22%), além de calçados e partes que compõem o produto (+24). Na exportação, o embarque de frutas do Vale do São Francisco, uma das principais cargas movimentadas, puxou o índice de crescimento do mês com alta de 81% e no trimestre com alta de 38%, com a Europa como principal destino.

As cargas de importação do mês de março com mais representatividade foram: peças e equipamentos (+79%), borracha e suas obras (+60%) e minérios (+56%). No trimestre, os destaques foram: peças e equipamentos (+49%), produtos de varejo (+25%) e polímeros diversos (+20%).