LogTalk LogTalk

Bertolini instala soluções em sistema de armazenagem na ABT Materiais Elétricos

Publicado em 24/02/2015

Empresa de Porto Alegre estruturou novo centro de distribuição, centralizando operações de logística

Uma solução capaz de organizar produtos com precisão e segurança, aumentando a capacidade de armazenamento e garantindo fluidez na demanda comercial. Foi combinando esses atrativos que a Bertolini Sistemas de Armazenagem desenvolveu um projeto personalizado para a ABT Materiais Elétricos, uma das mais representativas empresas de material elétrico da capital gaúcha.

Apoiado nos pilares do diferencial tecnológico e da qualidade, o trabalho permitiu a readequação do setor de logística da marca. O projeto, instalado no centro de distribuição da ABT Materiais Elétricos, em Porto Alegre, contempla uma área de 4.500 m². Para organizar diferentes produtos, como materiais elétricos, cabos, eletrodutos, perfilados, eletrocalhas e itens de iluminação, foram utilizadas estruturas porta-pallet, porta-bobinas, flow rack e porta-tubos. O sistema tem capacidade para armazenar 150 posições de eletroduto, 16 mil posições picking e 700 pallets.

“Nossa principal preocupação foi centralizar as operações, controlando o estoque. Com as soluções de armazenagem, conseguimos controlar o estoque, tendo uma retaguarda e garantindo a demanda do comercial”, explica o diretor de Logística e TI da ABT Materiais Elétricos, Edison Nery.

A escolha do porta-pallet foi ideal para assegurar 100% de seletividade ao processo de estocagem, adaptando-se a qualquer tipo de carga e volume. Dessa forma, a estrutura garante uma gestão logística mais ágil e eficaz. Para conferir dinamicidade ao processo, o projeto também conta com o sistema flow rack, ideal para a rotação automática de pequenos volumes. Esse sistema assegura a velocidade e a praticidade. Nessa solução, os artigos são carregados por uma das extremidades e deslizam por gravidade sobre rodízios até a zona de coleta ou picking, praticando o princípio First In First Out (FIFO), ou seja, o primeiro pallet a entrar é o primeiro a sair.

Combinando alternativas, de modo a atender à necessidade específica do cliente, a Bertolini demonstra, de forma eficiente, porque ocupa posição de relevância junto ao segmento, em âmbito nacional. “A Bertolini tem uma solução mais completa em tecnologia de armazenamento. Com as estruturas, conseguimos ter um acondicionamento específico para cada tipo de material e ganho em produtividade. A empresa atendeu com excelência as nossas necessidades”, destaca Edison Nery, da ABT Materiais Elétricos.