ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
TOTVS

Intelbras
 

 

Assine Noticia


Benefícios da Indústria 4.0 na logística do setor automotivo

Publicado em 17/10/2018

Reciclapac, empresa da Incubadora USP/IPEN-Cietec, cria plataforma de embalagens inteligentes e investe em tecnologias para automação e troca de dados

benefícios internet das coisas tecnologia 4.0 logística setor automotivo

Estudos apontam que as embalagens retornáveis têm um alto índice de perdas durante o processo logístico na indústria automotiva, já que essas caixas gigantes, responsáveis por transportar peças de montagem dos veículos, podem se perder durante o processo de transporte, indo parar até em outras montadoras, gerando alto custo de reposição e podendo até parar a linha de produção.

Para resolver o problema de gestão de embalagens e racks de transporte do setor, a Reciclapac, empresa da Incubadora USP/IPEN-Cietec e uma das pioneiras no desenvolvimento de negócios voltados à indústria 4.0 no Brasil, criou uma solução de embalagens e de logística inteligentes para gestão de ativos industriais.

A solução

Trata-se de uma plataforma de Internet das Coisas (IoT), em nuvem, que, a partir de um dispositivo eletrônico instalado nas embalagens, emite um sinal de longa distância, que é captado por uma rede de antenas de conectividade das coisas, para o sistema da Reciclapac que conecta as embalagens à toda cadeia logística, entre montadoras, fornecedores e operadores logísticos. Por meio dessa conexão, é possível obter informações como: localização, temperatura, umidade, se o rack se moveu ou não, se a linha de produção pode ter impactos, entre outros.

Com a solução, as embalagens deixam de ser um simples elemento de produção físico, tornando-se um meio de informação que acompanha o processo total da logística das embalagens, recebendo alertas de possíveis problemas.

Rogério Junqueira, CEO da Reciclapac, explica que o objetivo da plataforma é otimizar o processo logístico, reduzir investimentos em ativos e custos operacionais.  A solução agrega décadas de experiência da equipe, que trabalhou na indústria automotiva, com o uso das tecnologias mais avançadas da indústria 4.0, para fazer com que os racks se comuniquem com os integrantes da cadeia produtiva. “As embalagens também estão ganhando inteligência e proatividade para eliminar gargalos na logística do setor automotivo”, afirma Junqueira.

Resultado

Com a adoção da plataforma, as empresas automobilísticas economizam até 30% na compra de racks de transporte industrial, que custam, em média, R$ 3 mil reais. Outros benefícios que essa solução traz são: redução de fretes aéreos e de embalagens descartáveis, caso seja necessário o envio da peça por transporte aéreo, e para casos em que as embalagens retornáveis não cheguem, respectivamente, além de diminuir o tempo de operação das equipes de logística e da fábrica.

A Reciclapac também desenvolveu uma embalagem de baixo custo, com muitas funcionalidades, bem como um novo processo industrial, o upcycling de embalagens, que foi implementado na MWM Motores Diesel, gerando 70% de redução de resíduos e evitando a morte de 22.000 árvores.

Desenvolvimento em empresas

Com o apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Reciclapac está implementando sua plataforma em grandes empresas como: General MotorsCebrace - líder do segmento de vidros planos, e outras empresas de grande porte.  A solução foi considerada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) como uma das melhores, desenvolvidas recentemente, para a indústria 4.0.

 

Veja também: