Assinatura Premium Assinatura Premium

Auditoria da LogPartnes reduz 20% de perdas em pagamento de fretes da PUMA

Publicado em 18/11/2016

A melhoria do desempenho de transportadoras, transparência das informações e rapidez nas operações de pagamento de frete são outros benefícios

A PUMA, uma das líderes mundiais em marcas esportivas, contratou a auditoria da LogPartners (da GKO Informática) e reduziu custos entre 15% e 20%. A redução ocorreu na taxa indevida de fretes cobrada pelos transportadores e que não era detectada no próprio processo de auditoria da PUMA.

O coordenador de Logística da PUMA, Cleiton de Carvalho Borges, explica que, antes da LogPartners assumir as operações de auditoria, a fabricante de produtos esportivos fazia o processo internamente e não havia qualquer garantia de que estava pagando às duas transportadoras contratadas na época o valor acordado. “Expedimos para todo o Brasil e a deficiência na obtenção de informações como ocorrências nas entregas, bem como as perdas decorrentes dos pagamentos, era nítida”, ressalta.

Com a contratação dos serviços da LogPartners, cada etapa do processo de auditoria de fretes fica formalizada por meio das certificações digitais (cobrança válida) e dos alertas e notificações padrão (há não conformidades na cobrança). São consideradas as regras de negócios do cliente e tipos de eventos não conformes, com ampla oferta de relatórios da auditoria, garantindo maior exatidão do que está se pagando às transportadoras.

A integração da PUMA a LogPartners reforçou a confiabilidade do processo e o primeiro número expressivo foi a redução entre 15 e 20% da taxa de frete cobrada pelas transportadoras. Detectou-se também que uma das transportadoras não estava sendo eficiente nas entregas, o que acabou levando a PUMA a contratar serviços de frete de apenas uma transportadora.

“Outro aspecto positivo a ser comentado é que agora as faturas são liberadas para pagamento em um dia, contra os cinco anteriormente registrados para que esse processo acontecesse”, revela Borges, comentando que, com a LogPartners, a tomada de decisão com relação à logística na empresa ficou mais rápida e realista graças à transparência nas informações. “Temos acesso aos relatórios de ocorrência e KPIs de todas as transportadoras, o que nos fornece confiabilidade necessária para impactar positivamente a logística da PUMA. Agora podemos dar o tratamento ideal as ocorrências, fazendo com que os nossos clientes estejam cada vez mais satisfeitos.”

Outro serviço desempenhado pela LogPartners para a PUMA é a Contabilização e Escrituração Fiscal dos Fretes. A operação contábil da empresa é de 4.000 embarques por mês e com o serviço serão fornecidos os dados fiscais para contabilização de forma digital. Calcula-se que a empresa ganhou 10 dias nas operações de pagamento de frete com a escrituração contábil.