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Aquecimento do mercado de shopping centers exige logística mais eficiente

Publicado em 01/03/2012

No ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor de shopping centers faturou R$ 108 bilhões, resultado 18,6% maior em comparação ao registrado em 2010. De acordo com a entidade, hoje, existem 430 shopping centers e mais de 80 mil lojas espalhados por todo o país.

Pelos corredores dessas centenas de estabelecimentos circulam mensalmente 376 milhões de pessoas. Essa multidão de consumidores não tem a mínima ideia da verdadeira maratona logística, realizada nos bastidores de cada empreendimento, para atender à forte demanda de lojas dos mais diferentes segmentos. “Fundamentais em todo o processo de venda e abastecimento dos shoppings, os operadores logísticos têm pouquíssimo tempo para efetuar as entregas e retiradas de produtos nesse tipo de comércio”, esclarece o diretor de Logística da TGestiona, operadora logística do Grupo Telefônica, Maurício Pastorello.

O executivo explica ainda que todo o trabalho é cronometrado e tem de atender às exigências específicas de cada shopping, desde a documentação dos profissionais e veículos até o tamanho dos carros e caixas de transporte, bem como a utilização de acessos restritos do prédio, acompanhamento de seguranças e planejamento minucioso de cada operação. Com 10 anos de experiência no segmento de logística, a TGestiona concentra grande parte do seu trabalho ao atendimento de clientes com lojas instaladas em shopping centers.

“Diariamente realizamos algum tipo de operação em mais de cem shopping centers em todo o país, totalizando 146 mil entregas por mês” afirma  Pastorello. O executivo ressalta que, para atender aos agressivos níveis de serviço (SLA) exigidos e estabelecidos em contrato, a TGestiona, entre outras ações, mantém centros de distribuição (CD) e hubs em posições geográficas estratégicas. “Com um fornecedor eficiente e um bom planejamento da logística, isto, aliás, a chave do lucro do varejo, os lojistas de shopping centers podem reduzir os custos do negócio e evitar a perda de oportunidades de venda por falta de produto”, defende o diretor de Logística da TGestiona.

 Neste ano, os operadores logísticos especializados em shopping centers têm no cenário dos negócios excelentes perspectivas de crescimento. De fato, a estimativa é que as receitas do setor cresçam 12% e que, apenas em 2012, sejam inaugurados 43 empreendimentos, 29 deles fora das capitais. E mais, uma pesquisa da PriceWaterhouseCoopers, revela que, nos próximos dois anos, 55% dos shopping centers no país pretendem expandir suas operações. “Com o crescimento do setor, vamos nos tornar ainda mais competitivos nessa área, com a oferta de soluções cada vez mais eficazes, custos adequados e redução do tempo de reposição e coleta de produtos”, conclui o executivo.