LogTalk LogTalk

Aplicativo gera economia de R$ 100 por caminhão ao mês

Publicado em 07/04/2016

Resultado foi obtido na Vitoria Log, com a implantação do app Frota Mobile em 250 caminhões

A Vitória Log, operadora logística que atende a Ambev, já está economizando R$ 100 por caminhão/mês, com a implantação do aplicativo Frota Mobile, da Guberman. O cálculo teve por base 250 caminhões e o investimento inicial foi pago em 45 dias.

O bom desempenho do aplicativo já rendeu à transportadora o prêmio “Melhor Prática”, na Super Convenção de Logística Ambev 2016, realizada no final de março, no Rio de Janeiro. De acordo com o responsável pela área de Manutenção da Vitoria Log, Edson Roma, o desafio da automação de frota era dinamizar os processos existentes na transportadora, o que foi conseguido com o Frota Mobile.

“Temos muitas informações com a ferramenta e conseguimos controlar o que quisermos: combustível, pneu, peças etc. O sistema nos auxilia no gerenciamento da frota, no que tange o controle e os custos de manutenção preventiva e corretiva”, destaca Roma.

Segundo ele, foi criada uma solução para alimentar o sistema de informações da transportadora direto do aplicativo, com todos os recursos que pode proporcionar. Inclusive, localização por GPS e fotografias, pois o Frota Mobile permite tirar fotos, para evidenciar os problemas, como avarias e outros.

Para a borracharia, houve uma integração do Frota Mobile com a ferramenta Probe, que faz as medições do sulco dos pneus e afere a pressão em libras, com transmissão de dados via bluetooth. Dessa forma, o borracheiro tem a possibilidade de atualizar os dados direto no sistema. “Estamos usando a tecnologia a nosso favor, priorizando a segurança e garantindo a produtividade que o nosso negócio exige”, afirma Roma.

O Frota Mobile, desenvolvido pela Guberman, foi apresentado aos frotistas, durante a Fenatran 2015, em novembro, em São Paulo. Sérgio Guberman, diretor da empresa, disse que a ferramenta pode ajudar muito na gestão. “Estamos falando em uma redução de custo significativa, aliada a ganho de produtividade e precisão. Em determinados casos, isso pode viabilizar a empresa.”

O aplicativo tem mais de 30 módulos integrados, incluindo pneu (automação), abastecimento, bomba própria, manutenção, atrelamento, garagem e check list, além de uma série de novas funcionalidades para o uso em tablets e smartphones, inclusive a automação de pneus com tecnologia de Radio-Frequency Identification (RFID).

Apesar de funcionar de forma remota, todas as operações do Frota Mobile são online. Dessa maneira, fica impossível fazer lançamentos, como de odômetros e horímetros, de forma equivocada. Todos os registros podem ser acompanhados em tempo real.