ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 




Aplicativo da HBSIS auxilia gestores no controle de jornada dos motoristas

Publicado em 05/09/2018

Sistema é atualizado em tempo real pelos caminhoneiros com informações sobre início e fim do trabalho e pausa para descanso

Aplicativo HBSIS controle de jornada dos motoristas

O controle da jornada de trabalho dos motoristas é uma responsabilidade das empresas, sejam eles contratados ou terceirizados. A lei que fiscaliza esse controle é rígida e o descumprimento pode gerar punições, como foi o caso de uma empresa paulista condenada pelo 15º Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo a pagar R$ 300 mil.

O gerenciamento das horas e condições de trabalho dos motoristas pode ser feito por soluções como o “Controle de Jornada”, desenvolvido pela HBSIS. O aplicativo foi lançado neste ano e tem como objetivo auxiliar as empresas no registro e análise das informações, que são atualizadas por cada caminhoneiro em tempo real.

A gerente comercial da HBSIS, Fabiana Reinert, explica o sistema ajuda as empresas a terem segurança jurídica. “Identificamos um nicho para essa plataforma na realidade dos nossos clientes e percebemos que a mobilidade é o melhor caminho para garantir excelência”, diz.

Lei do Motorista

Segundo a Lei Federal nº 13.103, a jornada de trabalho diária de cada motorista deve ser de no máximo oito horas, enquanto as horas extras não podem ultrapassar duas horas. Em casos de jornadas previamente acordadas de 12 horas, o motorista terá direito a 36 horas de descanso remunerado. Os órgãos responsáveis pela fiscalizavam devem ser atualizados pelas empresas com informações sobre os horários de descanso e alimentação dos caminhoneiros.

Um seguro obrigatório por morte ou invalidez também deve ser oferecido pelo empregador, com o valor mínimo de 10 vezes o salário do profissional. Outras obrigações incluem exames toxicológicos no momento de admissão e desligamento do funcionário, com repetições parciais a cada 30 dias.

 

Veja também: