Assinatura Premium Assinatura Premium

Anac regulamenta utilização de drones comerciais no Brasil

Publicado em 03/05/2017

Números de toda a cadeia produtiva do setor deverão dobrar em pouco tempo; mercado comemora a regulamentação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou no dia 2 de maio o texto que regulamenta a operação de drones para fins comerciais em todo o país. A medida foi muito aguardada para todo o mercado e traz normas e procedimentos que garantem a segurança jurídica e operacional.

A regulamentação terá grande impacto no crescimento sustentável deste jovem e promissor mercado. Estima-se que o mercado possa dobrar de tamanho nos próximos três anos e gerar milhares de empregos diretos e indiretos.

O tema será destaque no painel de abertura da DroneShow Latin América, principal feira de drones do país que ocorre entre os dias 9 e 11 de maio, em São Paulo. Representantes da Anac e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) estarão à disposição durante os três dias do evento para esclarecer dúvidas e explicar o passo a passo para que toda a cadeia produtiva esteja a par dos trâmites necessários para legalizar 100% as operações.

Segundo o idealizador da DroneShow, Emerson Granemann, a regulamentação representa um marco para o mercado de drones. “A falta da regulamentação impedia grandes investimentos e muitos empreendedores ficavam receosos em relação ao futuro do mercado.” Ele explica que, apesar de o Decea já apresentar um conjunto de normas e procedimentos, a regulamentação da Anac irá tornar o mercado mais estável para as mais de 700 empresas brasileiras que já atuam no setor.

Um recente mapeamento das empresas do setor realizado pela MundoGeo e coordenado por Granemann aponta que dessas mais de 700 empresas presentes em todos os estados brasileiros, 60% ficam nas cidades do interior e 40% na capital. Além disso, 80% delas foram criadas há dois anos e têm média de crescimento de 30% para 2017.

Para Luis Guimarães Neto, executivo e dono da DroneStore, a decisão é muito importante para o setor, já que as empresas poderão incorporar novos serviços e e expandir a atuação. “O mercado absorverá novos entrantes. Contudo, como haverá parâmetros para operação acontecerá uma seleção natural de fornecedores priorizando a qualidade dos serviços e confiabilidade das operações”, destaca.

DroneShow Latin America
A feira tem várias atividades que comprovam que o mercado já está ativo mesmo não regulamentado plenamente. Cursos, workshops, debates e seminários mostrando várias soluções apresentadas a partir de informações coletadas por drones com sofisticados sensores e inteligência embarcada nas áreas de inspeção de obras, segurança pública, mapeamento, seguros, agricultura e entretenimento. Atividades paralelas completam a programação com um encontro de startups e investidores e demonstrações em uma imensa gaiola de drones semiautônomos utilizando inteligência artificial que será usada no futuro para entregas de produtos por drones.

O evento ocorre entre os dias 9 e 11 de maio, das 10h às 20h no Centro de Convenções Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP). O ingresso custa R$ 110 reais e é válido para os três dias de evento.

Para mais informações, envie e-mail para atendimento@mundogeo.com, telefone para (41) 333-7789.