Assinatura Premium Assinatura Premium

Aliança Navegação e Logística participa de seminário sobre cabotagem em Florianópolis

Publicado em 21/11/2016

O gerente da Aliança Navegação e Logística na região Sul, Leonardo Silva, participou em Florianópolis (SC) de seminário sobre a navegação de cabotagem no Brasil. O evento foi realizado pela Câmara para Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no dia 11 de novembro

Para Silva, o evento foi muito positivo por possibilitar a apresentação dos principais benefícios da cabotagem. “Tivemos a oportunidade de falar dos nossos serviços e de investimentos realizados pelo Grupo Hamburg Süd no Estado”, destaca. A Aliança Navegação e Logística faz quatro escalas semanais, saindo dos portos de Santa Catarina (Itapoá e Imbituba) em direção aos principais portos do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.

Além da redução de custos em relação ao transporte rodoviário (de 10% a 15%), a cabotagem se configura como um autêntico transporte porta a porta que une rapidez e economia por meio de um planejamento de operações multimodais, resultando em um meio de transporte sustentável com baixa emissão de CO2.

Cerca de 70% de todo o volume transportado pela Aliança é na modalidade “porta”, ou seja, a empresa gerencia o fluxo de transporte desde a fábrica do embarcador até a entrega ao destinatário final. O índice de pontualidade nessas entregas e coletas supera os 95% na média nacional. Por ano, a cabotagem elimina cerca de 300 mil viagens de longa distância das estradas brasileiras, mantendo curtas viagens nas pontas entre o embarcador e o porto, na origem, e entre o porto e o cliente final, no destino.

Para quem utiliza o transporte marítimo, outras vantagens são a rastreabilidade em qualquer ponto, a integração dos modais para otimização da cadeia logística e menor índice de avarias.