Assinatura Premium Assinatura Premium

Abol declara apoio ao programa Formare de qualificação profissional

Publicado em 08/03/2017

A estratégia é parte da intenção da associação de contribuir com o desenvolvimento social

Visando estimular o desenvolvimento econômico e o progresso da tecnologia em logística, a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) declarou apoio ao Formare, programa de qualificação profissional desenvolvido pela Fundação Iochpe. O Formare oferece cursos de 1.200 horas de duração para jovens de condição social menos favorecida e conta com o apoio de médias e grandes empresas.

O presidente do Conselho Deliberativo da Abol, Oswaldo Dias de Castro Jr., destaca a intenção da associação de contribuir para o desenvolvimento social. “Nesse contexto estamos apoiando a Fundação Iochpe como entidade parceira no instante em que incentivamos a adesão de novos associados ao programa Formare, como plataforma de inserção social nas comunidades onde nossas empresas atuam, oferecendo aos jovens do entorno oportunidades extraordinárias de aprendizado.”

Cesar Meireles, diretor executivo e CEO da Abol, enfatiza a excelência operacional e inovação, desenvolvimento do capital humano e as questões regulatórias do setor como estruturais no planejamento da associação. “Indo ao encontro desses pilares estratégicos, está o Programa Formare, dado que atende, em uma só iniciativa, questões regulatórias com o Formare Aprendiz, a capacitação do jovem para a melhoria do discernimento e cognição no aprendizado, pondo-se apto à capacitação para um novo mundo profissional que visa, efetivamente, a excelência contínua das pessoas e dos processos.”

Segundo o executivo, o Formare proporciona também oportunidade para que as empresas invistam em práticas sociais. “Além de dar oportunidade aos jovens das cercanias das suas instalações a se qualificarem, o programa utiliza o ambiente de trabalho como um grande laboratório de aprendizagem”, declara.

Programa Formare
Com 65 unidades, o programa Formare conta com 42 empresas parceiras e qualifica em média 1.300 alunos por ano. O número de educadores voluntários é ainda maior, dado que cerca de 5.000 profissionais das empresas participantes do Formare estão engajados no programa. Nessas quase três décadas de implantação, o programa atingiu 12 estados brasileiros e 50 municípios, além de avançar na América Latina com duas unidades no México.

Para Renato E. Simenauer, diretor da Fundação Iochpe, a parceria com a Abol tem significado especial e pioneiro. “Estamos dando um passo inovador, já que até então vínhamos realizando ações diretamente com as empresas e agora também com associações empresariais. Isso certamente trará mais celeridade na expansão do programa, com consistência e sustentabilidade.”