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25% das viagens de caminhões são feitas sem cargas e a Cargo X usa tecnologia para reverter esta situação

Publicado em 02/05/2019

Com o uso da Inteligência Artificial e Machine Learning, a startup aumentou em 20% a incidência de caminhões retornando carregados ao ponto de origem

 

A CargoX, logtech brasileira fundada em 2013, com o objetivo de gerar eficiências por meio do uso de tecnologia no setor de logística do Brasil, faz uso de tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning para reduzir as viagens de caminhões feitas sem cargas por todo País, o que acontece em 25% dos casos, de acordo com um levantamento realizado pela CNT - Confederação Nacional do Transporte em 2018.

"Viajar sem carga é extremamente custoso para o caminhoneiro, por isso, ele chega a passar vários dias na região em que descarregou para achar um frete e retornar ao ponto de origem. Com o aplicativo Cargo X, já conseguimos otimizar 20% das viagens, que permitem ao caminhoneiro ir e voltar carregado sem problemas ou atrasos", afirma Daniel Carvalho, vice presidente comercial da Cargo X.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 25% do tempo viajando chega a ultrapassar dois mil quilômetros ao mês, com desgaste no veículo, custo de manutenção e o combustível necessário para percorrer a distância.

Além da desvantagem para o caminhoneiro, os veículos rodando vazios aumentam o valor dos fretes e, consequentemente, deixam os produtos mais caros nas prateleiras dos mercados, além de representar um desgaste maior nas estradas do País sem necessidade mercadológica.

"A nossa meta é aumentar a quantidade de fretes de retorno e garantir que os caminhoneiros da nossa base já consigam sair do local de origem sabendo que estarão carregados ao retornar," continua Carvalho.

O processo de cruzamento de dados feito pela Cargo X funciona pelo aplicativo, capaz de identificar para o onde os caminhoneiros estão se deslocando e quais são as opções de fretes disponíveis na região. Ao realizar um match entre a o caminhoneiro e a carga, o profissional é então notificado e pode aceitar ou recusar a oferta.

Atualmente, a Cargo X tem abrangência nacional e tem capacidade para oferecer frete de retorno para os 250 mil caminhoneiros cadastrados na sua base.