ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
e-Galpão

 

Evento Carreira

 

Por que investir em Logística?

Imagem de Por que investir em Logística?

A Logística está entre as atividades que mais demandam pesquisas dos gestores e líderes na busca pela otimização. Desenvolver processos eficientes, alinhados com as necessidades da empresa e dos seus clientes é o cenário mais desejado pelos empreendedores.

As empresas já perceberam que investir em Logística, além de reduzir os custos da operação as mantêm competitivas, construindo uma credibilidade junto ao consumidor, determinante para o aumento de seus negócios.

O investimento aumenta a produtividade, motiva maior eficiência da equipe, qualifica o controle do fluxo de produtos, reduz os custos da operação e aumenta os lucros.

Pensemos numa loja virtual, por exemplo. Se a entrega do produto adquirido pela internet não se der de forma rápida e eficiente, o serviço não atenderá a expectativa do cliente e certamente se transformará em um entrave preocupante na agilização do processo interno de contagem do estoque e da rotatividade dos produtos.

Por isso, dentre os motivos para o investimento em Logística, é preciso destacar a criação de um planejamento de entregas, utilizando tecnologias de ponta e softwares que vão auxiliar e diminuir, consequentemente, os recursos e mão de obra. Afinal, é a satisfação do cliente que aumentará a credibilidade da empresa. Um sistema de entregas planejado de forma eficiente simplifica todo o processo, desde a separação, passando pela definição das rotas, até a chegada no endereço do cliente. Como estará mais organizado, a demanda de tempo para esse tipo de processo será muito menor e a satisfação dos clientes, maior.

Investir na tecnologia de gestão, equipamentos modernos e treinamento de equipe pode ser fator determinante para as empresas que permanecerão fortes no mercado, cada vez mais imediatista e exigente. Assim, essas organizações se manterão lucrativas.

Somente com esse foco, as empresas poderão acompanhar e analisar consistentemente o desempenho operacional, identificando possíveis gargalos antes mesmo que causem prejuízos significativos, tornando possível a melhoria da performance do negócio e ganhando em competitividade no mercado. Investir em Logística é, portanto, uma questão inadiável. Alocados de forma correta, os investimentos otimizam os recursos e proporcionam ganhos a curto, médio e longo prazos.

Diante disso, não seria exagero pontuar que o investimento logístico é fundamental aos negócios que ambicionam o crescimento. É preciso que os gestores se certifiquem de contar com processos e ferramentas adequadas, garantindo a execução assertiva das rotinas da área. 

A Logística não pode ser avaliada como uma simples etapa do processo de vendas. Trata-se sim de uma operação altamente estratégica que está diretamente relacionada ao sucesso do negócio. A gestão que não considera o investimento em Logística primordial, pode comprometer a qualidade dos serviços prestados e do produto oferecido.

 

 

Veja também: