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Para Caio Reina, CEO do RoutEasy, roteirização online é o caminho para o lucro e a produtividade

 

Publicado em 28/11/2016

A tecnologia promete redução de custos com transporte e a otimização dos serviços prestados pelas transportadoras

Por Christian Presa | Redação MundoLogística

Ser um profissional antenado às exigências da contemporaneidade é importante, mas uma percepção específica de mercado é evidente e cada vez mais próxima: a aliança necessária entre o desenvolvimento tecnológico e a necessidade de revitalizar as operações de trabalho em busca de lucro e prosperidade.

A roteirização é um obstáculo reconhecido há anos. A importância de definir o perfil, a quantidade de veículos necessários e o caminho ideal a ser traçado para atender um determinado conjunto de serviços é uma realidade para os profissionais do segmento de transportes e é muito complicada, se não realizada por um mecanismo preciso e objetivo.

Nessa perspectiva, a roteirização online entra como reagente para a solução do problema. Com a tecnologia, o algoritmo é capaz de aproximar ao máximo da solução, além de reduzir as edições manuais, o que significa reduzir o tempo do processo e os custos com mão de obra.

Sobre o tema, a Revista MundoLogística conversou com engenheiro cartográfico e mestre em Engenharia de Transportes Caio Reina, CEO  e co-fundador do RoutEasy. Reina explica as características operacionais dos serviços oferecidos pelo RoutEasy, desenvolvido desde 2012, a aplicação da roteirização online na rotina de trabalho dos clientes e os benefícios do serviço para o planejamento logístico.

MUNDOLOGÍSTICA: A roteirização poder ser utilizada para qualquer etapa das entregas? É fundamental para a last mile? Por quê?

CAIO REINA: O sistema de roteirização é indicado principalmente para a operação last mile de entrega e/ou coleta onde se utilizam diversos veículos. A principal contribuição do sistema nesses casos é a separação dos veículos e o sequenciamento das entregas de forma integrada, considerando todas as restrições existentes. Nesse caso, é possível não só reduzir quilometragem como também a quantidade de veículos utilizados, uma vez que o algoritmo irá buscar formas de construir rotas que aproveitam melhor a capacidade de carga dos veículos.

Qual o principal diferencial do RoutEasy?
Nós acreditamos que as soluções B2B (Business to Business) cada vez mais irão migrar para sistemas web com modelo de contratação SaaS, servidores rodando na nuvem e fácil integração com outros sistemas. Nós sabemos que esses não são diferenciais e sim pré-requisitos para soluções robustas e escaláveis do futuro. O RoutEasy possui todos esses atributos, no entanto, o grande diferencial do RoutEasy é, sem dúvida, o algoritmo de otimização desenvolvido em ambiente acadêmico e aperfeiçoado durante anos para se adequar à realidade da logística brasileira.

Nosso algoritmo foi testado em grupos de problemas de roteirização que são compartilhados por pesquisadores do mundo todo. O objetivo dos pesquisadores é aplicar algoritmos e avaliar o desempenho comparando os resultados alcançados em relação à outros métodos de solução, funcionando como uma espécie de ranking. Nós ficamos orgulhos em dizer que o algoritmo do RoutEasy se colocou entre os melhores do mundo nesses testes e por isso afirmamos com segurança que os nossos resultados são eficientes e que esse é o nosso principal diferencial.

Quais os benefícios que tornam a logística um diferencial competitivo, nesse caso?
O processo de planejamento de rotas costuma ser um gargalo para todo o processo de transporte. Muitas vezes a maior parte do conhecimento sobre as rotas de atendimento dos serviços, incluindo as restrições operacionais e de atendimento de cada cliente, estão com os motoristas, dificultando o crescimento da empresa. Ao utilizar sistemas inteligentes para a resolução dos problemas logísticos, as empresas conseguem não apenas minimizar de maneira significativa os custos operacionais como gerar a possibilidade de crescimento de vendas ao fornecer seus produtos/serviços a menores custos, com maior transparência e mais assertividade. Todos esses benefícios podem ser atingidos melhorando a eficiência logística e tornando-a um diferencial competitivo para a empresa.

Por meio da roteirização, pode-se reduzir custos e agilizar as operações. Dos clientes da RoutEasy, qual a redução de custo estimada, quando passaram a utilizar a ferramenta de roteirização?
O ganho com a ferramenta de roteirização pode variar bastante, depende da operação e de como está estruturada a área que realiza essa atividade. Em nosso histórico, temos reduções de 10% à 40% do custo de transporte, sendo que na média temos visto reduções próximas à 20%.

Esse ano fizemos um experimento interessante. Para avaliar a eficiência do algoritmo em relação à roteirização manual, aplicamos um problema de roteirização simples com 30 entregas para 68 pessoas. Vimos que nenhum participante encontrou solução melhor ou igual à do nosso algoritmo, sendo que o participante mais bem colocado apresentou uma solução com distância 4,1% maior. Além disso, vimos que 88% dos participantes apresentaram soluções com distância entre 4% e 40% da solução apresentada pelo o algoritmo. Escrevemos um rápido artigo sobre esses resultados aqui: https://goo.gl/lsi1en

Além desses ganhos, também existem ganhos indiretos que devem ser observados, como menor índice de erros com horários de entrega, clientes mais satisfeitos, aumento de vendas, menos manutenção de frota e redução do tempo de trabalho de analistas de rotas.

Depois de tudo roteirizado, como as empresas garantem que o que foi planejado será realmente executado?
No processo de transporte, o roteirizador opera na fase de planejamento das rotas. No entanto, há uma grande demanda no mercado por uma extensão dessa etapa até a fase de execução das rotas, na qual é possível acompanhar com maior precisão a operação e as rotas que foram anteriormente planejadas. Dessa maneira, para que as empresas possam garantir que a execução seja feita de acordo com o planejamento, é necessário que estas possuam também uma estrutura mínima de torre de controle que monitore em tempo real a operação e que possa agir de maneira proativa na resolução de imprevistos.

Como esse processo facilita a gestão da entrega?
A vantagem dessa solução é possibilitar que a gestão das entregas seja realizada de maneira proativa, dando visibilidade do que está acontecendo em campo em tempo real. Dessa forma é possível não só reduzir os índices de reentrega, como também dar visibilidade concreta do horário previsto de chegada de cada entrega para os clientes. A depender da maturidade do processo, a visibilidade de toda a operação pode ser fornecida também para os clientes da empresa de maneira online, elevando a confiabilidade da empresa, além da possibilidade de redução de custos com equipe, como, por exemplo o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).

A empresa planeja, também, lançar um produto nesse sentido?
A RoutEasy está lançando o aplicativo de gestão de entregas esse mês e estamos em fase de testes com alguns clientes. O aplicativo poderá ser instalado nos smartphones Android e terá o objetivo de informar os status das entregas e, em caso de problemas, a informação detalhada da ocorrência.

No entanto, nós entendemos que existem diversas soluções de monitoramento e gestão de entregas no mercado, com diferentes funcionalidades e adaptadas para operações específicas. Como acontece em algumas das nossas implantações, nosso sistema pode se integrar com essas soluções via API ou troca de arquivo de forma fácil, ficando a critério do cliente escolher o sistema de gestão de entrega que irá utilizar.

 

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