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Entrevista com o vice-presidente Comercial e de Marketing da Modern Logistics, Adalberto Febeliano, sobre os diferenciais de atuação da companhia

 

Publicado em 07/05/2015

Modern Logistics: oferecendo ao cliente a solução completa e sob medida
Com frota aérea própria, empresa busca desenvolver uma malha de voos que interligue as principais capitais do Brasil com voos cargueiros regulares

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

Com o foco em criar soluções logísticas, oferecendo todos os serviços de um operador, porém sob medida para a necessidade do cliente, incluindo depósito fechado, armazém geral, cross-docking, etiquetagem, embalamento (packing), entre outros, a Modern Logistics é uma companhia brasileira, resultado de um investimento de US$ 75 milhões, por parte de seus fundadores e de fundos de investimento, e que começa a operar em julho deste ano, como um integrador logístico, com frota aérea própria.

Em entrevista à MundoLogística, o vice-presidente Comercial e de Marketing da Modern Logistics, Adalberto Febeliano, fala sobre os diferencias da empresa que a tornam mais competitiva, frente ao mercado logístico brasileiro.

Engenheiro, Febeliano trabalhou em diversas atividades ligadas à aviação civil, desde 1992. Ao longo de sua carreira, atuou em empresas como Avibras Aeroespacial, Mesbla Aviação, Líder Táxi Aéreo, GE Celma e Azul Linhas Aéreas, na maior parte das vezes, na área comercial. Além disso, foi o principal executivo da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), entidade que defende os interesses dos operadores de aeronaves, que não são empresas de transporte aéreo regular, e, mais recentemente, foi convidado para integrar a Divisão de Logística e Transportes do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

MUNDOLOGÍSTICA: A Modern Logistics é a primeira companhia brasileira de logística integrada a contar com a sua própria frota aérea. Quais as vantagens logísticas de possuir a sua própria frota?
ADALBERTO FEBELIANO: A principal vantagem de contar com uma frota aérea própria é poder desenvolver uma malha de voos que, primeiramente, interligue as principais capitais do Brasil com voos cargueiros regulares, coisa que deixou de existir há quase cinco anos. Teremos uma rede integrada de Boeings 737-400F e de ATRs 72F, que interligará centros de distribuição (CDs) nas principais capitais do País com os jatos e, nessas capitais, contará com aviões menores, turboélices, com capacidade técnica para voar nas pistas existentes no interior. Assim, a Modern poderá atingir a maior parte do território brasileiro em menos de 24 horas, a partir da chegada da carga no centro de distribição ou no terminal de carga do aeroporto de partida. Essa estrutura deverá estar totalmente desenvolvida em cinco anos, mas, a partir de 2016, diversas regiões importantes do Brasil contarão com serviços da Modern para entregas em até 36 horas.

Quais as áreas de atuação da empresa?
A Modern Logistics se especializará em logística para produtos de alto valor agregado, eletroeletrônicos, medicamentos e produtos refrigerados. Para isso, todas as certificações estão sendo providenciadas, incluindo as da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e as da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quais os diferenciais da Modern que a tornam mais competitiva no mercado?
O conceito da Modern Logistics é o grande diferencial da empresa, ao oferecer ao cliente a solução completa e sob medida, com serviços logísticos que englobam toda a cadeia para os clientes, da coleta na origem à entrega no destino final. Paralelamente, podemos citar como diferenciais importantes o time de profissionais de primeira linha, escolhidos no mercado, e o fato de ser uma empresa nova e moderna, nascida com os conceitos mais atuais, sistemas de última geração, baseados em cloud computing, e com uma filosofia de trabalho inovadora.

A empresa entrou no mercado recentemente, mas com grande know-how de seus executivos. Com qual objetivo e visão a Modern veio para integrar a logística brasileira?
Somos nove ex-executivos da Azul e atraímos para o projeto os profissionais mais experientes e qualificados de cada área. Com esse time, queremos oferecer ao mercado algo novo, que ainda não existe em termos de logística, e em um ambiente, no qual os potenciais clientes sequer sabem que podem contar com soluções assim.

Quais os benefícios que a empresa busca proporcionar aos seus clientes?
O maior benefício é a eficiência logística, a melhor solução em termos de custo e de tempo. Um televisor fabricado em Manaus não pode levar 25 dias para chegar ao Sudeste, se em mais 90 dias estará tecnicamente defasado e pronto para ter um substituto com mais funções e tecnologia. É fundamental que ele possa contar com uma vida útil mais longa nas prateleiras.

A Modern possui avançados centros de distribuição. Onde eles estão localizados e qual a infraestrutura desses CDs?
Ao todo serão 15 CDs, dois deles já estão definidos. O CD de Jundiaí está pronto e verticalizado, e o de Manaus iniciará em breve as adaptações necessárias para o funcionamento integrado com as operações aéreas. Em Manaus, aliás, a Modern já contratou dois executivos para cuidar das operações na cidade: um comercial e outro para as operações aeroportuárias. Em termos de área, o de Jundiaí conta com 4.816 m2, e o de Manaus, com 3.348 m2

Quais os planos de expansão da Modern e projetos para os próximos anos?
Receberemos o primeiro Boeing 737-400F da frota em junho. Até o fim do ano, serão dois aviões desse modelo em operação, capazes de transportar 20 toneladas de carga cada um. No próximo ano, chegarão os primeiros ATR-72F e mais três Boeing 737-400F. Até 2020, serão 36 aeronaves na frota da Modern Logistics.

 

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