ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Redução de Custos Logísticos

 

Entrevista com o gerente de Logística da UPS, João Paulo Fonseca, sobre logística farmacêutica e hospitalar

UPS expande atividades para dar maior suporte ao setor de saúde

Serviço exclusivamente oferecido pela empresa possibilita o desenvolvimento comercial e operacional

Por Christian Presa | Redação MundoLogística

Dizer que a logística é importante é praticamente senso comum, pois se trata de uma constatação não tão recente. No entanto, esse raciocínio tem se mostrado cada vez mais urgente. Boa logística é sinônimo de desenvolvimento comercial. Assim, a UPS, fundada em 1907, desenvolveu-se a partir da crescente demanda mundial por organizar os serviços de armazenamento e transporte, e dar aos clientes a oportunidade de prosperar.

Para atender ao setor de saúde, a UPS oferece aos seus clientes um alto nível de qualidade, desenvolvendo soluções especializadas e certificadas por órgãos regulamentadores, uma vez que essa atividade não envolve apenas a perspectiva comercial, mas a vida humana. Dessa forma, um espaço melhor aproveitado e estruturado é importante para manter a eficácia e o bom desenvolvimento operacional.

Em entrevista à Revista MundoLogística, o gerente de Logística da UPS, João Paulo Fonseca, destaca como a empresa realiza a logística farmacêutica e hospitalar, uma vez que, nesse setor, não se pode haver rupturas ou erros no transporte e armazenagem dos produtos. Fonseca detalha, ainda, a necessidade de soluções específicas, cuja principal maneira de garantir que a operação seja eficiente é controlando todo o processo.

MUNDOLOGÍSTICA: Como é a atuação da UPS na logística farmacêutica e hospitalar?

JOÃO PAULO FONSECA: No Brasil, o atendimento aos clientes de healthcare iniciou com o facility de Goiânia. Esse sucesso fez com que a UPS Corporation avaliasse a opção de ampliar o investimento e poder atender mais clientes. São Paulo foi o local escolhido para esse investimento, pois é o Estado que mais demanda esse tipo de serviço. Em abril de 2014, a UPS anunciou a abertura de uma instalação de 7,5 mil m², dedicados ao setor de saúde, em Cajamar. Para atender ao setor, a UPS buscou o mesmo nível de qualidade das indústrias farmacêuticas, desenvolvendo soluções especializadas e certificadas por órgãos regulamentadores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A operação da empresa cobre toda a cadeia, desde pessoas, escritórios e centros logísticos especializados até soluções específicas para a cadeia fria, que garantem a qualidade dos produtos durante todo o transporte e armazenagem, a exemplo do Temperature True e do Pharma Port 360, que mantêm os níveis de temperatura e umidade ideais para os medicamentos e vacinas. A UPS disponibiliza serviços de atendimentos críticos, nos quais tem um tempo muito curto (menos de 24h) para a entrega de equipamentos e medicamentos para os hospitais.

Como um operador logístico precisa se adequar à legislação para atuar com a logística farmacêutica e hospitalar?

O setor de saúde exige diversos controles na operação do dia a dia e cada detalhe faz a diferença, visto que estamos tratando de vidas. Na operação logística de saúde, existe uma série de regulamentações, que devem ser seguidas, como o controle de temperatura e umidade. Esses controles são fundamentais, para garantir a qualidade de produtos tão sensíveis, como medicamentos e vacinas. Além disso, o preparo da equipe (desde o escritório que recebe o pedido até o entregador que o leva ao destino final) é essencial, para que o produto mantenha as suas características durante todo o processo de transporte e armazenagem. A UPS fez um investimento robusto para preparar a sua equipe e desenvolver soluções específicas para o setor. A Anvisa certificou a empresa e suas instalações em Cajamar, atendendo aos níveis de temperatura e umidade controlados. Além disso, um dos grandes diferenciais da UPS é o fato de conseguir administrar todo o processo, ou seja, não usar outras empresas para o transporte de medicamentos. Assim, é possível garantir a qualidade de todo o processo logístico, seja por meio das soluções, expertise ou preparo da força de trabalho.

Na cadeia de suprimentos, nesse setor, não se pode haver rupturas ou erros no transporte e armazenagem. Quais os principais cuidados para que a operação seja eficiente?

A principal maneira de garantir que a operação seja eficiente é controlar todo o processo, usando todas as informações disponíveis. Os produtos do setor de saúde precisam de um tratamento especial, em virtude do tempo que a carga pode ficar em trânsito. Cada segundo conta tanto para manter a qualidade do produto, quanto para tornar a operação mais eficiente, mitigando os riscos e desperdícios. São produtos sensíveis e, muitas vezes, considerados “salvavidas”. Portanto, é necessário que haja um controle especial da carga, durante toda a fase da operação até a entrega no destino. A UPS investe em soluções que forneçam dados, que, por sua vez, são transformados em inteligência de mercado. A empresa conta com atendimento personalizado, equipamento específico, soluções customizadas, acompanhamento e rastreamento em tempo real.

Na logística especializada, é necessário ter uma estrutura específica. Como está, então, estruturada a UPS, para atender esse processo?

A UPS possui soluções específicas para o setor, como o UPS Temperature True, que oferece vários níveis de serviço e requisitos, como o controle de temperatura e velocidade de transporte, por meio da combinação das capacidades de frete aéreo, marítimo e rodoviário, que garantem os cuidados necessários para proteger as cargas sensíveis (como vacinas). Outra solução específica para o setor é o Pharma Port 360, desenvolvido especialmente para a UPS. O contêiner tem um equipamento que mantém a temperatura em 5ºC, exigência da indústria farmacêutica. O principal benefício para o mercado é poder centralizar todo o processo em um único fornecedor, o que garante a qualidade do serviço e a minimização de custos. A UPS atende de forma única, simples e com um único ponto de contato, eliminando a dificuldade de gerenciar vários provedores. Com isso, existe a troca de experiência e maior agilidade para resolver todo o processo. De ponta a ponta, a UPS oferece suporte ao cliente, que não precisa se preocupar com nada. A empresa dispõe de ferramentas de rastreamento, background logístico e controle da carga, oferecendo aos clientes a segurança de contar com um parceiro logístico global, com soluções integradas, utilizando um portfólio completo, passando por remessas expressas, frete aéreo e marítimo, desembaraço aduaneiro, até armazenagem e distribuição.

 

Landing transpoBrasil - Dicas Gestão Frete

 

Veja também: