ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Kalmar

 

Entrevista com o diretor-executivo da Bsoft, Bruno de Antoni, sobre tecnologias para transporte e nova política comercial da empresa

Bsoft: crescendo com inovação e trabalhando com transparência
Com crescimento de cerca de 60% ao ano, de 2010 a 2015, empresa muda a estratégia de vendas e política comercial, tornando os seus produtos mais acessíveis

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

A história do diretor-executivo da Bsoft, Bruno de Antoni, desde o seu primeiro emprego, foi trilhada na tecnologia. Aos 14 anos, em 1996, Antoni começou a trabalhar em uma empresa de fabricação e comércio de compensado em madeira, na qual atuou como auxiliar administrativo. Entretanto, como nos anos 90 o computador ainda era um item de difícil acesso, foi nessa empresa que teve a oportunidade de melhor se familiarizar com essa máquina, que tão rapidamente se identificou.

Nesse período, trabalhou juntamente com um familiar, formado em Informática, que lhe forneceu vários códigos e dicas de programação, informações essas que foram extremamente valiosas para a sua carreira. Com o seu esforço e dedicação, Antoni aprendeu sobre programação e banco de dados. Após quatro anos nesse emprego, ingressou no curso de Engenharia Civil, porém, depois de três meses, decidiu não mais seguir essa carreira, pois sua paixão estava voltada aos softwares.

No ano 2000, foi contratado por outra fábrica de compensado de madeira e, durante sete anos, adquiriu grande conhecimento em administração, financeiro, fiscal, logística e transportes. Antes do final dessa jornada, em 2004, uniu essas experiências e iniciou o seu primeiro projeto: o Controle de Transportadoras, usando como base toda a experiência adquirida em transportes e desenvolvimento de software. Durante o dia, trabalhava na empresa de compensados e, à noite, dedicava-se inteiramente à criação do software.

Foi então em janeiro de 2006, quando estavam prontos o site e a primeira versão do sistema, é que fechou o seu primeiro contrato, fundando oficialmente a Bsoft. Desde então, a empresa tem se destacado em âmbito nacional, devido ao produto de qualidade e preço acessível que oferece. Segundo Antoni, em entrevista exclusiva à MundoLogística, esse certamente foi o principal fator de sucesso da empresa e que tem proporcionado crescimento a cada ano. “Não posso deixar de mencionar a excelente equipe que montamos, que teve papel fundamental em nossa história. A Bsoft é uma empresa que busca crescer inovando, trabalhando com transparência e comprometimento, agindo com ética, responsabilidade e honestidade.”

MUNDOLOGÍSTICA: De que maneira o Controle de Transportadoras auxilia na gestão das transportadoras?
BRUNO DE ANTONI: O Controle de Transportadoras é um software que atende às empresas em todos os quesitos, proporcionando o controle sobre as operações mais diversas, pois conseguimos concentrar, em um só sistema, o domínio absoluto sobre o estoque ou armazém, financeiro, fiscal e administrativo. Todas essas operações trabalham interligadas umas com as outras. Durante todos esses anos em que o Controle de Transportadoras é comercializado, já pudemos acompanhar empresas que evoluíram com a ajuda desse software, pois ele permite um melhor acompanhamento de custos e gastos desnecessários, que poderiam ser melhor investidos em outros setores. Desde 2006, o Controle de Transportadoras é o carro-chefe da Bsoft e nos possibilitou realizar grandes parcerias, devido à sua eficiência, pois é um software arrojado, moderno e de fácil manuseio.

O Localiza Carga é um sistema integrado ao software Controle de Transportadoras. Quais os benefícios que esse sistema oferece?
O principal que podemos citar é a possibilidade de a transportadora interagir com o cliente, podendo lhe informar, de forma online, o real status da entrega. Sabemos que, quando alguém despacha uma mercadoria para ser entregue a um destinatário, esse remetente precisa ter total confiança em quem está realizando o transporte, e o Localiza Carga é esse diferencial. Por meio do Localiza Carga, o cliente da transportadora consegue acompanhar online e em tempo real todas as etapas do processo de entrega, que são fornecidas pela própria transportadora, mediante o Controle de Transportadoras. Além disso, disponibilizamos uma versão mobile, para que tanto a transportadora, quanto o seu cliente tenham um acesso mais fácil à localização da mercadoria.

Para a prestação de serviços de transportes, as empresas precisam emitir o Conhecimento de Transporte Eletrônico. A Bsoft oferece, nesse caso, o CT-e Prático. Como essa solução funciona?
Para alcançarmos as empresas de pequeno porte ou as que estão iniciando as atividades e não possuem condições de fazer um investimento inicial de maior valor, nós criamos o CT-e Prático, que é, basicamente, uma versão reduzida do Controle de Transportadoras. Como o próprio nome sugere, o CT-e Prático oferece praticidade, pois é um software que possibilita a emissão dos CT-es, cadastros, geração de arquivos fiscais etc, tudo isso a um preço extremamente baixo. É um sistema que vem alcançando muitas empresas, por ser simples e econômico, que optaram por trocar o emissor gratuito pelo CT-e Prático, visto que, além de oferecermos um custo de manutenção baixo, nossa equipe de suporte está à inteira disposição para ajudar em quaisquer dúvidas relacionadas ao sistema ou às operações que oferece.

Com relação ao Btrac, sistema de rastreamento de veículos, quais as funcionalidades desse produto?
O Btrac é um produto Bsoft que fornece rastreamento veicular 24 horas, seja para uso pessoal, profissional ou uma frota. Por meio de um equipamento fornecido por nós, o veículo passa a enviar constantemente os seus dados para a Central Btrac e, com esses dados, é possível controlar desde o limite de velocidade até a rota percorrida, gerar relatórios gerenciais e muito mais. Um dos principais quesitos do Btrac é o Botão Pânico e Bloqueio Total do veículo, que podem ser acionados em caso de furto. Temos um histórico de 98% de recuperações bem-sucedidas, inclusive, temos um caso, no qual o veículo já se encontrava em outro país e, juntamente com a polícia, foi possível recuperá-lo sem dano algum.

O iXML também é um produto da Bsoft. Para que ele realmente é usado?
São várias as funções do iXML. Primeiramente, ele foi criado com o intuito de facilitar a importação das notas fiscais eletrônicas para o CT-e. Acompanhávamos que muitos de nossos clientes vinculavam um grande número de notas aos seus conhecimentos e esse procedimento levava um tempo, que poderia ser melhor aproveitado. O iXML trouxe agilidade a esse processo, pois é um gestor completo de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) e CT-es, 100% integrado com o Controle de Transportadoras, que, como em um ‘passe mágica’, busca todas as notas na Secretaria de Estado de Fazenda  (Sefaz), cujo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da transportadora esteja envolvido sem que o cliente precise fazer nada, possibilitando a importação de notas fiscais em lote para a tela de emissão do conhecimento de frete. Hoje, também, é possível realizar a manifestação eletrônica das notas fiscais destinadas, procedimento esse que visa garantir que o CNPJ do cliente não esteja envolvido em nenhuma operação fraudulenta. É um produto que tem tido grande aceitação e procura no mercado, o que nos deixa extremamente satisfeitos.

Como tem sido o crescimento da Bsoft, nos últimos anos?
De 2010 a 2015, crescemos, em média, 60% ao ano. Porém, agora em 2016, devido ao fato de estarmos enfrentando a maior crise do setor de transportes e logística do Brasil, decidimos mudar a nossa visão e política comercial, a fim de nos adaptarmos ao cenário atual e, assim, mantermos a nossa média de crescimento. Ainda é difícil de compreender a perspectiva atual, pois vemos, diariamente, empresas de pequeno e médio portes encerrando as suas atividades, mas muitas outras estão dando início, e estamos focados nisso. Por esse motivo, em março deste ano, mudamos a nossa estratégia de vendas e a política comercial, tornando os nossos produtos muito mais acessíveis do que antes.

No que essa nova política comercial da Bsoft consiste?
É bem simples. Anteriormente, para adquirir o Controle de Transportadoras, havia um custo de licenciamento. Hoje, esse valor foi retirado em 100%, tornando a contratação do software muito mais simples e acessível. Atualmente, o cliente pode contratar o software e começar a usar no mesmo dia. Lembrando que a Bsoft oferece treinamento para todos os produtos que vendemos. Porém, conforme a urgência do cliente, podemos agilizar a implantação, para ajudarmos nas principais necessidades, como emissão de CT-e, por exemplo.

Quais os planos e projetos da empresa para os próximos anos?
Nosso objetivo para os próximos anos é nos fortalecermos ainda mais no mercado, alcançando, também, as empresas de maior porte, uma vez que a Bsoft é líder nacional em software para empresas de pequeno a médio porte. Devido ao fato de termos essa política de preços baixos, algumas vezes, somos subestimados, ao pensarem que os nossos produtos não atendem às grandes demandas, o que não é a realidade. Hoje, temos vários clientes que possuem frota superior a 500 veículos e estão conosco há mais de cinco anos. A essas empresas, peço que nos contatem, conheçam os nossos produtos, pois temos muito a oferecer, no que se refere à qualidade e preço.

www.bsoft.com.br
www.bsoft.com.br/blog
www.facebook.com/grupobsoft
(11) 4063-1592

Assine Noticia

 

Veja também: