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Entrevista com o diretor de Logística da Whirlpool Latin America, Joel Queiroz, sobre o Last Mile B2C

 

Publicado em 08/07/2015

Whirlpool lança o Last Mile B2C, sistema de controle de entregas
Sistema faz o monitoramento, em tempo real, das entregas ao consumidor, que estão programadas para o dia, e visa mais pontualidade e respeito aos seus clientes

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, é reconhecida e premiada por oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho, e ser comprometida com a sustentabilidade. Diante disso, busca levar qualidade e preocupação com o meio ambiente para cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que representa um produto a cada dois domicílios.

Atualmente, a empresa conta com mais de 15 mil funcionários, distribuídos entre o centro administrativo e as fábricas localizadas em Joinville, Santa Catarina, em Manaus, Amazonas, e em Rio Claro, São Paulo, além de 23 Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia. Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e Miami.

Para otimizar o seu sistema de entregas, visando mais pontualidade e respeito aos consumidores, a Whirlpool Latin America criou um sistema especial de rastreamento, chamado Last Mile B2C, que permite que a empresa acompanhe, em tempo real, as entregas que estão programadas para o dia.

Para falar sobre esse novo sistema, a MundoLogística entrevistou o diretor de Logística da Whirlpool Latin America, Joel Queiroz. Formado em Engenharia de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em Comércio Exterior pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Campinas), com MBA pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), trabalha há 15 anos nas áreas de logística e vendas, e está na Whirlpool desde 2003, onde atuou nas áreas de Logística, Vendas e Administração Comercial.

MUNDOLOGÍSTICA: No que consiste o novo sistema de rastreamento da Whirlpool?
JOEL QUEIROZ: O sistema é conhecido como Last Mile B2C e consiste no monitoramento, em tempo real, das entregas ao consumidor, que estão programadas para o dia. Quando o consumidor faz uma compra pelos sites das marcas Consul, Brastemp e pelo parceiro Compra Certa, o pedido é enviado à Central de Logística, que encaminha as solicitações ao transportador. Ao receber o produto, a empresa cria os roteiros de entregas, observando as melhores opções para combinar os endereços e as datas acordadas. Antes de sair, pela manhã, o motorista responsável faz o login no sistema, por meio de um telefone móvel, e sincroniza as entregas do dia. Nesse momento, todos os consumidores recebem um SMS, avisando que o produto já está em rota para ser entregue. Caso o consumidor não esteja presente no momento da entrega, o motorista envia um aviso pelo celular e a equipe da Whirlpool entra em contato com o cliente, que poderá reagendar, caso necessário.

Quais as vantagens que esse sistema proporciona?
Esse sistema foi todo pensado para otimizar o processo de logística e ser mais fiel à data de entrega combinada com o consumidor. Por meio dele, conseguimos manter os nossos consumidores informados sobre o status de entrega de sou produto, controlamos, em tempo real, todos os caminhões que estão na rua trabalhando e diminuímos os fatores que interferem na efetividade de todas as nossas entregas.

Quais as possibilidades que o Last Mile B2C oferece?
Mediante esse sistema, temos o controle, em tempo real, de todos os caminhões que estão na rua para fazer entrega, controlamos o tempo gasto em cada uma e como o cronograma está sendo seguido. Além disso, nossos clientes podem acompanhar online o status de sua entrega.

De que maneira são criados os roteiros de entregas, para que sejam mais ágeis?
Com uma visão geral de todas as entregas que precisam ser feitas, fica mais fácil para a empresa transportadora criar as rotas mais inteligentes e ágeis para realizá-las.

Como o sistema facilita a interação e o contato com o cliente?
O primeiro contato realizado com o cliente é por meio de SMS, que avisa que o produto já está em rota de entrega. Com isso, o consumidor pode se organizar para receber e acompanhar online o status de sua entrega. Caso ele não possa receber no dia, por exemplo, já pode entrar em contato com a central de relacionamento e reagendá-la.

Somente após o contato com o cliente é que o motorista recebe a autorização para prosseguir com o cronograma. Como isso funciona?
Quando o motorista chega para fazer a entrega, mas o consumidor não está no local para receber, ele avisa imediatamente a equipe de monitoramento para que ela entre em contato com o cliente. Caso ele esteja perto, pode receber ou já reagendar a data da entrega. Somente depois que o cliente é contatado e informado sobre a situação, que o motorista recebe autorização para prosseguir com as entregas.

Onde o Last Mile B2C já está implantado?
O sistema já está implementado na cidade de São Paulo e nas capitais da região Sul do País.

Quais as perspectivas de expansão, tanto do sistema, quanto dos locais a ser implantado?
Nós pretendemos expandir o Last Mile para toda a região Sudeste e Nordeste, em 2015, e, até o final de 2016, o intuito é garantir o monitoramento em todo o Brasil.

 

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