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Entrevista com Fábio Marques, gerente da Whirlpool, sobre a redução de 70% na entrega de peças

 

Publicado em 18/09/2014

Fábio Marques

Whirlpool: redução de 70% no tempo de entrega de peças
Por meio de um projeto pioneiro, empresa garante agilidade e menos espera do consumidor pela reposição das peças de seus produtos

Por Viviane Farias | Redação MundoLogística

A Whirlpool Latin America, proprietária das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, buscando oferecer produtos inovadores aos consumidores, desenvolver e atrair talentos de alto desempenho, mantendo o compromisso com a sustentabilidade, tem utilizado uma forma inusitada de fazer o transporte das peças de reposição de seus produtos: o ônibus.

Visando à agilidade na área da logística, uma vez que seus produtos estão em cerca de 100 milhões de lares brasileiros, o que corresponde a um produto a cada dois domicílios, a Whirlpool aproveitou a capacidade ociosa nos bagageiros de ônibus, que realizam o transporte de passageiros, para levar os componentes eletrônicos, mecânicos e acabamentos, desde parafusos até portas de refrigeradores, até as Assistências Técnicas Autorizadas.

Atualmente, o transporte via ônibus é responsável por 15% das 300 mil peças transportadas, mensalmente, para as Assistências Técnicas, em todo o território nacional. Em entrevista à MundoLogística, o gerente de Engenharia de Serviços da Whirlpool Latin America, Fábio Marques, destaca mais detalhes a respeito desse processo e os benefícios que proporciona à empresa e aos consumidores.

MUNDOLOGÍSTICA: Para tornar o atendimento aos consumidores da Brastemp, Consul e KitchenAid mais rápido, a Whirlpool iniciou um projeto de transporte via ônibus. O que consiste esse projeto?
FÁBIO MARQUES: O projeto consiste em desenvolver parcerias com companhias de ônibus, que realizam transporte de passageiros, para aproveitar a capacidade ociosa nos bagageiros. Até o momento, a operação das peças, via ônibus, representa 15% da quantidade total de peças transportada para as Assistências Técnicas das marcas.

Qual estudo foi feito para se chegar à conclusão de que o ônibus seria a melhor solução?
Estudos de lead time e teste-piloto de nível de serviço, praticados pela empresa de ônibus.

De que forma essa iniciativa proporciona mais agilidade ao processo? 
O fluxo de ônibus de passageiros é maior e mais rápido, reduzindo em até 70% o tempo de entrega das peças nas Assistências Técnicas Autorizadas. Os consumidores conseguirão ser atendidos mais rapidamente e o tempo de espera diminuirá. O tempo de duração da entrega de reposição de peças depende de cada rota.

Foi feita uma parceria com empresas de ônibus para fazer esse transporte?
Existe um contrato com a Metar Logística, do Grupo Cometa. Além de ter estrutura aos requisitos do transporte de peças, suas rotas atingem regiões de grande volume.

Quais regiões são atendidas pelo projeto?
Por enquanto, o projeto atende aos municípios das regiões Sul e Sudeste do País.

Quando esse projeto teve início e quais os benefícios que angariou para as empresas e consumidores até o momento? 
Com início neste ano, o projeto de transporte via ônibus para peças de reposição acelerou os processos nas Assistências Técnicas Autorizadas, reduzindo o tempo de entrega para os consumidores. Para as marcas, a vantagem é atender melhor seus consumidores e, cada vez mais, ganhar a sua confiança, por meio de novas ferramentas e processos robustos.

Quais as perspectivas futuras de ampliação do projeto?
O plano da área de Serviços da Whirlpool é dobrar o número de Assistências Técnicas participantes até o final do primeiro semestre de 2015.

 

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