ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 

Denis Pineda, da Universal Robots, fala sobre a utilização de robôs em operações logísticas

Universal Robots cresce junto com a demanda por tecnologia no mundo

Por Christian Presa | Redação MundoLogística

A integração entre logística e tecnologia tem se tornado uma exigência nos últimos anos. Essa exigência visa melhorar as operações logísticas, tanto em gestão quanto no aspecto especificamente operacional.

Uma solução, cada vez mais em alta, é a utilização de robôs nos centros de distribuição, e a Universal Robots. A empresa especializada em robôs foi fundada na Dinamarca por Esben Østergaard, Kasper Støy e Kristian Kassow que perceberam a dominância no mercado de robôs pesados, caros e de manuseio difícil. Juntos, eles desenvolveram um primeiro robô em 2003 e fundaram a empresa oficialmente em 2005. Nesses doze anos, a Universal Robots aprimorou as maquinas produzidas e se expandiu por países de todo o mundo.

A redação da Revista MundoLogística conversou com o business development manager (gerente de desenvolvimento de negócios) da empresa no Brasil, Denis Pineda. Ele falou sobre as vantagens da tecnologia, aplicação na logística e muito mais.

REVISA MUNDOLOGÍSTICA: A Universal Robots tem mais de 12 mil robôs instalados no mundo e os números tendem a crescer. Você acha que isso significa uma quebra do receio que se tem de incorporar tecnologia inteligente nas operações?

DENIS PINEDA: Segundo estudo da McKinsey em indústria 4.0, a colaboração homem-robô é um dos drivers da 4ª revolução industrial. A necessidade constante de aumento de produtividade e eficiência, bem como processos produtivos que sejam capazes de consumir menos recursos naturais acabam sendo aceleradores para utilização de robótica colaborativa, que foi também definida pela IFR (International Federation of Robotics) como tendência para o mercado de robótica industrial nos próximos anos.

Você pode explicar sobre a robótica colaborativa e suas vantagens?

Quando falamos que os robôs da UR [Universal Robots] podem automatizar quase tudo, estamos sendo literais – da fase de montagem à pintura, do aperto de parafusos ao processo de rotulagem, da moldagem por injeção à soldagem e do empacotamento ao polimento. Como isso é possível? Basicamente a partir de três conceitos: segurança, simplicidade de uso e baixo custo de instalação. Segurança: graças à tecnologia de medição de forças externas e internas, nossos robôs são capazes de avaliar permanentemente o meio externo e parar o movimento evitando danos a pessoas e objetos em seu entorno. Esta e muitas outras funções de segurança são patenteadas e certificadas pela TÜV Nord. Simplicidade de uso: com a interface mais amigável do mercado, programação simplificada e facilidade de instalação nossos equipamentos permitem instalação em utilização em curtíssimo tempo além de grande flexibilidade na troca de aplicações. Baixo custo: a combinação de funções de segurança integradas no robô com simplicidade de uso e instalação é o baixo custo total de implementação. A média global de retorno sobre investimento em robôs colaborativos é de 195 dias.

O trabalho manual tem dado lugar à automação, mas junto a isso vem a for demanda por profissionais que dominem a tecnologia. Os robôs da Universal são desenvolvidos considerando essa questão?

Como uma empresa global, nós compartilhamos informações de forma proativa com os colegas que se beneficiarão com o nosso conhecimento e experiências. Em nossa página de suporte é possível encontrar facilmente uma infinidade de informações sem paralelo no mundo da robótica: desenhos, modelos matemáticos, padrões de programação, atualizações gratuitas de software, emulador do robô e muitas perguntas e respostas sobre aplicações. Além de tudo isto, a Universal Robots disponibiliza o UR Academy, um e-learning de 87 mininutos, onde é possível rapidamente aprender os primeiros passos em robótica colaborativa.

A Logística é um setor que incorpora muitas operações e tem muito a ganhar com soluções que dinamizem os processos. Existem iniciativas da Universal direcionadas para esse setor?

Além da parceria global com a “Kuehne + Nagel”, temos trabalhado com alguns do players logísticos mais importantes do país. Os robôs da Universal Robots tem sido implantados com sucesso em processo de paletização e embalagem no Brasil. No link abaixo poderão ser encontradas diversas aplicações.

Além dessas iniciativas já existentes para logística quais outras seriam ainda possíveis considerando Logística 4.0 e outras aplicações futuras?

Além das aplicações de paletização e embalagem, existem diversos desenvolvimento tecnológicos muito recentes em picking utilizando robôs da Universal Robots.

10 dicas transporte Notícia

 

Veja também: