ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 

Livros


Saiba como aumentar agora seu valor como profissional

Hoje vou pedir licença para sair um pouco dos temas de infraestrutura logística e Supply Chain nas organizações. Quero me dirigir diretamente ao ativo mais precioso em toda a cadeia de abastecimento: você, profissional de logística. Deixarei aqui algumas reflexões de forma bem direta e honesta. Meu objetivo é impactar você de forma positiva, provocá-lo a rever suas atitudes de carreira. Pense no seguinte:

  • "Aumentar o seu valor como profissional". Esse é um objetivo permanente onde quer que você esteja: na sua empresa, na universidade em que você estuda, em eventos, no mercado de trabalho;
  • Isso só é possível através de uma rede de relacionamento consistente. É o chamado networking. Quantas pessoas você conhece? 100? 500? 1.000? 10.000? Qual é sua meta? Pense em quantidade, mas sem perder o foco na qualidade dos relacionamentos;
  • Não se trata de quantas pessoas você conhece, mas sim de quantas conhecem você! Seja lembrado, seja achado;
  • Todo profissional deve estar no LinkedIn e ali se apresentar de forma relevante. Não tenha medo de se expor;
  • Aqui a lição mais importante em todos os relacionamentos: ajude as pessoas sem esperar nada em troca. O retorno sempre vem naturalmente no tempo certo, mesmo que levem anos. Eu poderia contar aqui várias histórias de demandas que consegui gerar para pessoas ao longo de minha carreira e que, passados vários anos, ainda hoje retornam a mim na forma de demandas e projetos logísticos para minha empresa.

Em tempos de crise econômica e crise de liderança no Brasil, eu não tenho dúvidas que não basta ser competente e entregar resultados. Isso é fundamental sim, mas tenho visto ótimos profissionais tecnicamente que tiveram crescimento limitado em função de aspectos comportamentais ou simplesmente pela falta de atitude / habilidade / interesse em construir relacionamentos sólidos.

Pense nisso e aumente seu valor como profissional!

 

Luís Eduardo Ribeiro

Por Luís Eduardo Ribeiro

Diretor Executivo da LELO Logística e Operações ( www.lelolog.com.br ), que oferece suporte completo de consultoria e gestão para a logística de ponta a ponta. Já conduziu projetos com foco em otimização de operação e transportes, redução de custos, terceirização com operadores logísticos e aumento do nível de serviço oferecido a clientes em empresas como DHL, Carrefour, Ponto Frio e bioMérieux. Planejou e executou a logística de alimentos para 152 bares em 17 Arenas das Olimpíadas RIO-2016. Foi eleito Profissional de Logística do Ano em 2010 - prêmio da MundoLogística.

 

Veja também: