ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Kalmar

 

Livros


Roteirização de Transportes: conheça 10 Ganhos para sua Empresa.

 

Em tempos de tão acirrada competição no mundo dos negócios é preciso encontrar mecanismos de melhoria contínua. Na logística o foco é atender o cliente com excelência no custo ideal.

 

Que o transporte é a fatia mais cara da logística já não é nenhuma novidade, as empresas sabem disso. O que parece não estar claro é; como melhorar eficiência na entrega e reduzir os custos na logística.

 

Otimizar a função do transporte significa redução do custo logístico simples e rápido.

 

No transporte a conta é simples; quanto mais veículos na rua, mais cara fica a operação. A utilização correta da frota e sua otimização garantirá uma operação mais barata.

 

Traduzindo; quanto menor for o número de veículos na rua, menores serão os custos operacionais. Como fazer esse "milagre" melhorando o nível de serviço? ROTEIRIZAÇÃO.

A Roteirização é um método de busca, da melhor sequência de visitas a um determinado número de clientes, no interior de uma zona de coleta ou distribuição, ou seja, sequência "otimizada" de entrega e coleta de produtos.

 

O uso da roteirização é imprescindível. A análise metódica e o devido planejamento para a otimização dos recursos de transporte, focado na minimização de custos e incremento do nível de serviço fazem parte de uma boa gestão do transporte.

 

Este trabalho tem a função de gerar roteiros que serão utilizados na programação de transportes, observando regras de carregamento, oportunidades de consolidação de cargas, datas de entregas requeridas pelos clientes, entre outras premissas.

 

Quando realizado manualmente, ou seja, pelo racional humano, os resultados já são percebidos, porém com o agravamento das restrições urbanas, como horários de entrega reduzidos, proibições da maioria dos tipos de veículos, restrições de velocidade, tempos de paradas e número de pontos. Faz-se necessário; sistemas bem mais elaborados; Software de roteirização.

Segundo pesquisas o uso de softwares de roteirização trazem reduções de custos na casa dos 20%.

 

10 Ganhos da roteirização

  1. Maximização e consolidação de cargas, reduzindo a necessidade de transbordo e consolidação em transportadoras.
  2. Redução da quantidade de veículos necessários para atender a operação;
  3. Redução de distância para realizar a entrega;
  4. Redução do tempo para realizar a entrega;
  5. Reduz os custos das transportadoras, gerando uma relação "ganha ganha" entre embarcador e transportadora;
  6. Rotas mais inteligentes e prazos melhores de entrega, logo, grandes ganhos no relacionamento e manutenção dos clientes.
  7. Reduz os custos diretos da entrega;
  8. Reduz a jornada de trabalho e custos com horas extras e diárias;
  9. Controle amplo e abrangente de todo processo de carga e descarga;
  10. Identifica as melhores rotas permitindo redução do tempo e distância, com isso economiza-se combustível e preserva os recursos naturais.

 

Tudo isso se traduz em uma operação otimizada, inteligente, enxuta e eficaz. Ou seja, custos reduzidos = margens melhoradas = mais dinheiro sobrando e garantia de saúde financeira.

Até próxima!

 

Achiles Rodrigues

Achiles Rodrigues

Por Achiles Rodrigues

Achiles Rodrigues Possui mais de 16 anos de atuação em logística, transportes, processos e pessoas. É professor de liderança e criatividade e um entusiasta do mundo digital. É graduado em administração de empresas, Teologia e pós-graduado em MBA Logística e Supply Chain.

 

Veja também: