ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 




Você conhece os principais tipos de picking?

Você sabe o que é e quais são os principais tipos de picking? Sabe se a sua empresa está trabalhando com qualidade e eficiência neste setor que está ligado a satisfação do seu consumidor?

Antes de iniciar com as definições que vão lhe auxiliar a entender a importância do picking, vale a pena trazer um exemplo bastante real e pelo qual você e sua empresa provavelmente já passaram.

Se você gosta de trabalhar com pequenos estoques, evidentemente precisa que seus fornecedores atuem de forma rápida e precisa na entrega dos seus produtos. Agora, imagine duas situações: na primeira, há um atraso, uma demora que vai além do previsto para a entrega da sua encomenda; na segunda, sua caixa chega com produtos errados que não atendem ao que foi solicitado.

Em ambas, você e sua empresa sairiam insatisfeitos, não é mesmo? E, na maioria dos casos, tais problemas estão relacionados ao picking do negócio.

A importância do Order Picking
Order Picking ou apenas Picking é o processo responsável por coletar e separar os produtos conforme um pedido pré-determinado, a fim de enviá-lo ao cliente no menor tempo possível e sem quaisquer tipos de erros.

Entre os muitos custos de uma empresa, sem dúvida alguma, o armazém bem como o picking é um dos mais processos mais críticos e que mais pesam neste orçamento. Estima-se, para se ter uma ideia, de que o gasto apenas com a mão de obra no picking seja de 30 a 40%.

Buscar os melhores tipos de picking para um negócio em específico não é uma alternativa, mas sim a única saída para continuar oferecendo qualidade e agilidade na entrega dos produtos enquanto se reduzem os gastos dispendiosos e desnecessários a sua folha de custos.

Vale destacar ainda que o nível de exigência dos consumidores tem aumentado progressivamente. A rapidez com que esperam que suas caixas de encomenda cheguem é cada vez mais avaliada, portanto, surpreender nessas circunstâncias é uma tarefa difícil e que exige bastante atenção e cuidado.

É por isso que a seguir você conhecerá os tipos de picking mais utilizados atualmente nas pequenas, médias e grandes empresas. Cada um deles pode ser trabalhado e ajustado de modo a ser mais eficiente dentro do seu negócio, sendo necessária uma minuciosa avaliação antes de sua implementação.

Os principais tipos de picking

• Picking Direto
Tendo apenas um operador responsável pela separação dos produtos e completa arrumação do pedido, este tipo picking é vantajoso por ser simples, mas ao mesmo tempo apresenta desvantagens devido a sua maior demora quando se considera o todo da empresa.

O tempo de deslocamento do operador entre todo o armazém a fim de cumprir completamente o pedido é um fator nada favorável a este modelo de trabalho que acaba sendo mais utilizado em empresas de pequeno a, no máximo, médio porte.

Picking por Lote
Ganhando em produtividade, este tipo de picking é recomendado quando existem pedidos centrados em pouca diversidade de produtos por caixa, algo em torno de 1 a 4 tipos para facilitar a coleta e separação. Neste processo, o operador acumula certo número de pedidos e os monta de uma única vez observando quais itens são comuns entre as encomendas e coletando-os do armazém juntas.

Picking por Onda
Semelhante ao tipo de picking discreto, o por onda também tem um operador responsável por cada tipo de produto, entretanto trabalha com um número diferenciado de agendamentos de pedidos por turno.

Neste tipo de picking é comum o uso da estratégia Bucket Brigades, revolucionária em meio aos armazéns e que considera a produtividade dos operadores durante a realocação dos mesmos na cadeia de coleta e separação de pedidos.

Picking por Zona
Bastante utilizado, por exemplo, em empresas de cosméticos, o tipo de picking por zona utiliza-se de mais de um operador entre a separação e o fechamento do pedido do cliente.

De modo geral, a empresa é dividida em zonas, e cada área contem determinados produtos.
Tendo um operador responsável por zona, quando o pedido é entregue em uma dessas áreas, o responsável separa e acrescenta produtos que estão na sua área e transfere a caixa para a próxima zona em que também há produtos pedidos.

Como seu operador logístico tem trabalhado?
Sua empresa tira nota 10 quando o assunto é armazenagem e tipo de picking utilizado? Será que você pode melhorar esses procedimentos aumentando a satisfação do seu cliente e fidelizando-os com mais facilidade devido à eficiência do serviço prestado?

Aproveite para entrar em contato com nossa empresa que há mais de 30 anos presta total suporte na área logística de negócios como o seu, e potencialize o seu picking tornando-o capaz de lhe trazer excelentes resultados!

 

Gostou dessas dicas? Quer uma avaliação de sua logística? Entre em contato conosco! Entre em contato comigo agora 11 95475-6564 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

Osmar Vinci Filho

Por Osmar Vinci Filho

Executivo de vendas na Grupo Enar - Apoio Logistica e Serviços Ltda

 

Veja também: