ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Promo Caneca Natal

 

Landing Gestão de CDs


É possível terceirizar a armazenagem de grandes volumes?

Você que trabalha no setor industrial, deve saber muito bem o quanto é importante a questão da logística, não é mesmo? Principalmente quando se refere a armazenagem de grandes volumes com baixos custos.
É fato que graças a uma boa logística, uma empresa tem totais condições de se desenvolver, de crescer ainda mais, oferecendo o que há de melhor para os seus clientes e sendo encarada sempre como uma referência no seu segmento de atuação.

Hoje em dia você já deve ter ouvido falar também bastante em sustentabilidade. No ramo da gestão empresarial, a sustentabilidade é um conceito bastante citado, já que ela diz respeito a questões ecológicas e de medidas que as empresas podem adotar para não agredirem o meio ambiente. Pois é, para você ver, sustentabilidade e logística são conceitos que andam de mãos dadas.

A importância da armazenagem adequada

Quando o assunto se refere a aspectos logísticos e também de sustentabilidade, a armazenagem de grandes volumes de bobinas de papel, por exemplo, é um tema que deve ser levado em consideração. Além disso, não custa lembrar que o manuseio adequado e a armazenagem correta exercem bastante influência na produtividade de uma empresa.

A realização do transporte e também do armazenamento das bobinas de papel deve ser realizado sempre com o devido cuidado. Dessa maneira é possível impedir que o tubete seja amassado, que a bobina (seja ela ovalada ou côncava) possa sofrer algum tipo de deformação, que ocorra danos no corpo ou até mesmo na sua extremidade, bem como que ela sofra prejuízos por causa da umidade de ambientes inadequados.

Outra coisa que é importante ser observado em relação ao armazenamento de bobinas: elas devem ser guardadas sempre na vertical repeitando-se o empilhamento máximo permitido de cada produto. Além disso, quando as bobinas forem transportadas, é essencial que elas não sejam arrastadas e nem jogadas contra o chão, pois esses movimentos causam danos muitas vezes irreparáveis nesse tipo de material.

Transtornos desse tipo, envolvendo armazenamento e transporte das bobinas, podem e devem ser evitados, inclusive, notados com a devida antecedência ao utilizar a empilhadeira correta para o manuseio deste tipo de produto. Conseguindo sanar esses tipos de transtornos, esses materiais continuarão exercendo as suas funções com a devida segurança e eficiência.

A armazenagem de grandes volumes, nesse caso, é essencial para que uma empresa não venha a ter prejuízos com seus produtos. Para este tipo de armazenagem é muito utilizado o sistema de blocagem, pois este sistema permite um menor custo operacional e pode ser utilizado para armazenagem de sacarias, bobinas, Big Bags, etc.

Sustentabilidade e Big Bags

Você já sabe que o armazenamento correto é importante, não é? Pois então, nesse aspecto, vale conhecer as chamadas Big Bags, que em bom português podem ser traduzidas como Grandes Bolsas.
As Big Bags correspondem a uma interessante novidade quando a gente fala sobre a armazenagem de grandes volumes e sustentabilidade. Elas, na verdade, são bolsas feitas de plástico reciclável, vinil ou ráfia, que podem substituir, por exemplo, os sacos de papel para a embalagem de vários produtos. Os Bigs Bags são muito utilizados no transporte de produtos a granel.

De uma forma geral, a gente pode dizer que o armazenamento de grandes volumes efetuados por meio das Big Bags, tem o objetivo de evitar o desperdício e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Além disso, as Big Bags apresentam uma maior durabilidade.

Em termos econômicos, dá para afirmar que as Big Bags representam um avanço, já que elas evitam grandes perdas durante o transporte de produtos, o que reduz os prejuízos econômicos de maneira bastante significativa.

A logística

De nada adianta uma empresa produzir os produtos da melhor qualidade se ela não dá a devida atenção para a questão da logística. Um bom serviço logístico traz maior segurança e mais rentabilidade para uma empresa, permitindo que você possa torná-la ainda maior e também mais competitiva.

E então, diante de tudo isso, você sabe dizer se o seu atual operador logístico conta com sistemas e docas ideais para assegurar uma boa logística? Pense bastante sobre esse assunto.
Além disso, é importante que você saiba também que, quando o tema é armazenamento, conheça as características do armazém da Apoio Logística, do Grupo Enar. O armazém conta com 100.000 metros quadrados de área com cobertura, o que é ideal para a questão de espaço e também para evitar prejuízos com mudanças de clima e temperatura.

Vale salientar que ele conta com 50 docas, o que garante um ótimo custo logístico e também maior qualidade operacional.
Portanto, para a armazenagem de grandes volumes, não se esqueça da importância de obter excelentes serviços logísticos para a sua empresa.

APOIO LOGÍSTICA (GRUPO ENAR), um dos maiores operadores logísticos do Brasil, oferece soluções customizadas de armazenamento (Bigbags, Paletes, Blocado), transvase, distribuição, cross docking, transporte (fracionado, lotação e transporte de contêineres).

Ainda ficou com dúvidas? Deseja mais algumas informações? Quer conferir como isto funciona na prática? Entre em contato comigo: (11) 95475-6465 ou osmar.vinci@grupoenar.com.br

Osmar Vinci Filho

Por Osmar Vinci Filho

Executivo de vendas na Grupo Enar - Apoio Logistica e Serviços Ltda

 

Veja também: