ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
TOTVS

 

Promoção Mochila


Pessoal: o diferencial nas operações logísticas, hoje e sempre

Será a combinação de humanos e máquinas – não apenas a máquina – que fará a diferença entre sucesso ou desagregação para a organização de agora e do futuro. Desde a definição da estratégia até a garantia da execução correta, passando pelo desenho de processos, são as pessoas que realizarão as atividades críticas para o sucesso de operações logísticas.

Uma gestão forte de capital humano, com equipes multifuncionais nas quais os profissionais têm capacidade para atuar em diversas funções (com comprometimento e proatividade), é fundamental para que a cultura da inovação e a inteligência logística sejam aplicadas na prática. A redução de custos está bem relacionada à flexibilidade da mão de obra para acompanhar a variação da demanda operacional (pedidos de clientes) e isso significa criação de diferencial competitivo para o negócio.

O próprio conceito de Logística Enxuta, que surgiu na Toyota, depende da eficiência na gestão de recursos humanos e processos. O objetivo é eliminar os desperdícios operacionais, tarefas desnecessárias (que não agregam valor ao produto ou serviço), reduzir a incidência de erros e necessidade de retrabalhos, alcançar a excelência, entre outros aspectos.

Foco nos resultados, melhoria contínua, visão de parceria colaborativa, uso de tecnologia, integração entre processos. Como podemos ver, a gestão de pessoas guia as operações para que o objetivo seja sempre agregar valor aos produtos e serviços e superar as expectativas dos clientes, ao mesmo tempo em que se alcançam resultados mais satisfatórios — por meio da eficiência dos processos. Entretanto, esta é uma questão que envolve constantes ajustes na gestão, na cultura e até mesmo na visão empresarial. 

Por fim, é fundamental destacar que a construção de relacionamentos de longo prazo com os fornecedores na cadeia logística é o melhor caminho para criar uma gestão colaborativa, que integra os parceiros de negócio, fazendo com que todos trabalhem por objetivos em comum, sempre tendo o cliente como o foco. Faz a diferença ter por perto parceiros que comungam da sua cultura e valores organizacionais. Sucesso nesta jornada!

Luís Eduardo Ribeiro

Por Luís Eduardo Ribeiro

Diretor Executivo da LELO Logística e Operações ( www.lelolog.com.br ), que oferece suporte completo de consultoria e gestão para a logística de ponta a ponta. Já conduziu projetos com foco em otimização de operação e transportes, redução de custos, terceirização com operadores logísticos e aumento do nível de serviço oferecido a clientes em empresas como DHL, Carrefour, Ponto Frio e bioMérieux. Planejou e executou a logística de alimentos para 152 bares em 17 Arenas das Olimpíadas RIO-2016. Foi eleito Profissional de Logística do Ano em 2010 - prêmio da MundoLogística.

 

Veja também: