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Diferencial competitivo na logística: muitos falam que tem, mas poucos sabem o que é

Drones entregando 30 minutos após a compra, caminhões autônomos revolucionando o mercado logístico, realidade aumentada como recurso para leitura de códigos de barras no estoque, robôs separando produtos em armazéns, softwares inteligentes integrando dados em nuvem, compra inteligente, rápida, sem filas, com leitura em RFID e pagamento automático debitado no cartão, localização geográfica em tempo real, infos do pedido e histórico de consumo via aplicativo, e você ainda acha que só porque faz entregas no custo e no prazo tem diferencial competitivo em sua logística?

Fazer o que toda empresa de logística faz não é ter diferencial competitivo, é estar na média. E empresas medíocres perdem espaço, reputação e clientes o tempo todo.

Mas, ainda assim, vivem dizendo que tem diferencial competitivo.

Mas afinal de contas, o que é esse tal de diferencial competitivo?

Diferencial competitivo é o conjunto de características que permitem uma empresa destacar-se entre as concorrentes. São benefícios que ela consegue proporcionar a seus clientes que as outras ainda não conseguem.

E na logística, qual é o diferencial competitivo? Estaria ligado de certa forma sua razão de ser? Eu diria que sim, mas com um cereja sempre “enfeitando” esse bolo:

Entregar produtos e serviços na qualidade, tempo, quantidade e condições requeridas, no melhor custo, encantando o cliente e gerando repetição da venda.

Ai você vai dizer:

— Poxa, mas ai não tem nada de diferencial competitivo, toda empresa de logística faz!

E eu te respondo:

— Toda empresa de logística diz que faz. O x da questão é encantar o cliente —, isso, poucos sabem como fazer.

Diferencial competitivo não pode ser uma falácia

Uma empresa com diferencial competitivo é dotada de alguns segredos pertencentes somente a ela. Feito de um jeito só dela, único, sustentável e de tal forma que ninguém consegue replicar.

Um tipo de segredo de negócio entende?!

Existem “segredos” para fazer de sua logística um diferencial competitivo, entre eles posso citar:

1 – Gestão e controle dos processos: esse é o principal e mais importante ponto para chegar ao topo. É o que trará maior controle, redução de custos e alavancagem do nível de serviço final. É vital ter todos os processo mapeados, atividades dominadas, sistemas e indicadores para identificar os desvios e auxiliar na tomada de decisão. Padronização dos processos logísticos. Se sua logística não tem isso, ela não tem muito.

2 – Expertise: tem muita empresa de logística que acabou de chegar ai dizendo que faz e acontece. Como uma empresa que acaba de chegar ao mercado pode ter algo que quem está há décadas não tem? Uma empresa unicórnio é mais mais rara do que se pensa. Não basta só falar, tem que provar na prática que de fato tem know how, bagagem, tempo de estrada. Isso é valiosíssimo.

3 – Criatividade e inovação: uma empresa que se propõe a fazer diferente se reinventa; cria, inova, encanta. Seja interna ou externamente, a inovação é um diferencial competitivo. Reduz custos, maximiza a produtividade e melhora os processos.

4 – Tecnologia e conectividade: em tempos globalizados e de 4ª revolução industrial, onde tudo está conectado; pessoas e coisas. Não dá para comprar e não saber onde está a carga, se já foi enviada, ou quando chegará. Queremos receber o alerta do pedido no celular, ter flexibilidade para muda-lo se necessário. Não pegar fila para comprar. Pagar da forma mais rápida e online. Enfim, ter a tecnologia à favor da comodidade.

5 – Flexibilidade e segurança: comprar em loja online e retirar em loja física já é trivial. Trafegar em um site sem burocracia, onde a compra aconteça em no máximo três cliques já não é mais novidade. Mas, poder comparar preços e saber que ali, no seu site, está a melhor oportunidade, talvez não o menor preço, mas o melhor custo benefício, com segurança, rapidez e qualidade, pode ser um bom diferencial competitivo, visto que a esmagante maioria não oferece tal comodidade.

6 – Elegância e eficiência na entrega: o mundo moderno altamente conectado vem moldando um perfil de consumidor exigente, e com expectativas cada vez mais urgentes. Rapidez, custo baixo, cordialidade e qualidade são quesitos obrigatórios para quem vende. O cliente espera receber sem avarias, ter contato com motoristas barbeados, uniformizados e sorridentes, deseje uma pós entrega ágil e sem burocracia, tendo agilidade no caso de necessidade de uma devolução e reposição imediata. Ter para quem ligar no pós-vendas que funciona  solucionando em tempo real os problemas da compra é um diferencial competitivo.

Acha isso uma utopia?

O mercado separa homens de meninos. Novas tendências estão sempre surgindo: soluções inovadoras, softwares e novos padrões. Ou você, profissional e empresa de logística se reinventam, ou terá que dar lugar para quem o faz, e oferece diferenciais competitivos de verdade.

O novo consumidor com seus comportamentos e necessidades é quem ditará as tendências de mercado. Além de custos e prazos, a palavra de ordem é CUSTOMIZAÇÃO.

Envolver o cliente nas decisões logística, negociar prazos, modelo de entrega, horários alternativos e etc., são ações que fidelizam o cliente e podem trazer ganhos de escala.

Talvez você pense: mas para ter diferencial competitivo custa mais caro e o cliente não quer pagar.

Esse é um mindset equivocado. Todo mundo paga para ter atendimento de primeira e viver uma experiência na hora de sua compra.

Se você ao invés de apenas prometer, realmente entregar, fazendo com que a logística funcione e cumpra sua missão: entregue além do bolo uma cereja; o cliente pagará por esse benefício.

Lembre-se:

Diferencial competitivo é o conjunto de características que permitem uma empresa destacar-se entre as concorrentes. São benefícios que ela consegue proporcionar a seus clientes que as outras ainda não conseguem. E claro, cobram mais por isso…

Achiles Rodrigues

Por Achiles Rodrigues

Achiles Rodrigues Possui mais de 16 anos de atuação em logística, transportes, processos e pessoas. É professor de liderança e criatividade e um entusiasta do mundo digital. É graduado em administração de empresas, Teologia e pós-graduado em MBA Logística e Supply Chain.

 

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