ÁREA DO ASSINANTE
Inscreva-se em nossa newsletter e fique bem informado!
Transfolha

 

Assine Noticia


5 lições que aprendi sobre levar a equipe a bater metas (e a 4 é onde a mágica acontece)

 

Como levar sua empresa, equipe ou departamento a superar os desafios e crescer de forma rentável e sustentável, principalmente neste momento em que o mundo está mais rápido, tecnológico, informativo e, com mudanças sociais significativas?

Motivar, treinar, engajar as pessoas; iluminando o caminho rumo a resultados extraordinários pode ser a resposta, e é o que se espera de gestores de alta performance. Saber o que, como e quando fazer será o grande diferencial; essa é a proposta deste artigo. Leia até o fim, você irá se surpreender.

 

SÓ EXISTEM DUAS OPÇÕES, DECIDA ONDE SE POSICIONARÁ!

 

Nunca foi tão relevante o papel da liderança nas organizações. Pessoas sempre foram, e serão eternamente a chave para o sucesso de qualquer negócio. Uma empresa ou gestor que não alcança as metas estabelecidas, vivencia a perda de autoestima do time, e até mesmo a própria. O sentimento é devastador.

O mercado atual exige um nível altíssimo de gestão. Fazer gestão não é o mesmo que gerenciar e liderar, mas a soma dos dois: gerenciamento + liderança = gestão. Processos, projetos e coisas são gerenciáveis, pessoas são lideradas. Para entender isso no detalhe clique no artigo: Gerenciando Pessoas? Você está fazendo isso do jeito errado!

Só existem duas opções possíveis que determinarão o sucesso ou rejeição de empresas e profissionais. Pense bem e escolha como irá se posicionar (os de sucesso sempre optam pela opção 2):

  1. Ficar procurando culpados/desculpas por não chegar as metas;
  2. Buscar o conhecimento necessário, aprender como se faz, arregaçar as mangas para reverter o cenário e levar a equipe de encontro aos melhores resultados.

Que caminho vai escolher?

A opção 2?

Excelente escolha.

Vou te apresentar um método de sucesso; com principio, meio e fim. Quando terminar de ler saberá exatamente o que fazer para levar sua equipe, empresa ou departamento ao atingimento dos resultados.

Vamos nessa!

 

CINCO LIÇÕES SOBRE COMO LEVAR SUA EQUIPE A ALCANÇAR RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS

 

1º Lição:

A META

 

Segundo o “guru de negócios”, Vicente Falconi, Meta é tudo ? um princípio básico de administração capaz de motivar, desafiar e ensinar. Estabelecer as metas corretamente é uma das tarefas mais importantes para uma empresa.

Ao estabelecer as metas, a empresa diz aonde quer chegar e que caminho tomará para isso. Para Falconi, definir metas é identificar oportunidades que podem ser capturadas. E não pode ser feito de qualquer maneira, a meta tem que ser desafiadora e equilibrada. Deve vir de cima para baixo, envolvendo os colaboradores.

Uma boa meta é pedagógica, pois motiva os membros da equipe a se superarem na busca pelos meios de atingi-la. Sem meta, a organização não cresce, não inova e não desenvolve os colaboradores. Meta é tudo, use o tempo e pessoas que precisar, mas defina-a com excelência.

 

2º Lição:

O PLANO DE AÇÃO

 

Com a meta definida é hora de criar o plano de ação, traçar estratégia. Coloque todos em uma sala e desdobre as metas em micro metas. Escolha junto com o time os responsáveis pela execução, acompanhamento e medição. Definir o método, o modus operandi, é muito importante para alcançar o resultado.

É preciso conhecer os processos da empresa, mapear as possíveis dificuldades, encontrar as pessoas certas, definir os recursos a serem investidos para chegar do outro lado. Esse processo pode demorar dois ou três dias, não tem problema. Invista o tempo que for necessário para que saiam com um plano de ação factível.

 

3º Lição:

CONHECIMENTO/FERRAMENTAS

 

Se a empresa ainda não está aonde quer chegar (a meta) é porque ainda não tem o conhecimento necessário para isso, se não já estaria lá. A lacuna entre onde se está atualmente e a meta, é o conhecimento que falta.

Será preciso buscar dentro de casa ou até mesmo no mercado os recursos ferramentais para dar condição para que o time alcance a meta. O conhecimento é o que fará com que o planejamento se concretize. Portanto é vital que se encontre as melhores ferramentas para operacionalizar o plano de ação. O especialista em processos, gestão, sistemas, pessoas, mercado e etc…

 

4º Lição:

A EXECUÇÃO

 

É aqui que a mágica acontece. Só existe uma coisa capaz de transformar um negócio promissor em um negócio de sucesso. Uma palavrinha simples, mas poderosa: FAZER. Infelizmente aqui está também o grande GAP da maioria das empresas.

Já vi muitas empresas e departamentos diante de uma meta SMART, com plano de ação bem elaborado, no entanto nada mudava. O resultado não vinha. Os lucros não apareciam.

Quando íamos ao detalhe para entender o porquê, percebíamos que ninguém estava executando o plano discutido anteriormente. Pelo contrário, estavam todos a margem de tudo aquilo que foi planejado. Ai a coisa não vai mesmo não é?!

Por isso neste momento fazer valer o PDCA (ferramenta de melhoria contínua que significa (P) Planejar, (D) Executar, (C) Checar e (A) Agir) é imprescindível. Planeje bem, execute com maestria, verifique sempre, e aja na correção dos desvios. A execução é a garantia do sucesso.

 

5º passo:

MERITOCRACIA

 

As pessoas saem de casa para fazer o seu melhor. Eu acredito de verdade nisso. A meritocracia é a maneira de recompensar aqueles que entregam o resultado.

Os indicadores para o correto reconhecimento do profissional é basilar para uma gestão de sucesso. A meritocracia fomenta o protagonismo, engajamento, comportamento e a busca constante pelos melhores resultados. Essa é a maneira de desenvolver uma equipe de alta performance.

Motivar pessoas requer do líder um conhecimento extra. Nem todos são motivados pelos mesmos fatores de desejo. Remunerar bem e premiar os melhores resultados faz parte da meritocracia, mas profissionais de ponta, além do bônus querem se sentir parte integrante de algo maior. Este artigo sobre motivação 3.0 o ajudará a entender o tema.

 

O MUNDO MUDOU. MUDE VOCÊ TAMBÉM!

A alta conectividade em um mundo globalizado garantem as pessoas informações ao alcance de um clique. O que obriga as organizações e as pessoas a se reinventarem a todo o tempo para atenderem a um perfil de consumidor menos paciente, mais exigente e melhor informado.

Se você chegou até o fim deste texto é porque quer mesmo sair da zona de conforto e buscar as melhores práticas para atuar em um momento novo e disruptivo. Ao adotar os conceitos que discutimos aqui, com certeza você levará sua equipe a resultados sustentáveis e lineares.

Não é sorte, é trabalho duro e processual. Depois de definida a meta, planeje o método/plano de ação, ofereça as ferramentas que ajudarão a preencher a lacuna de conhecimento entre o estado atual e a meta, execute com excelência e premie os melhores resultados.

 

Isso é gestão. Vai continuar reclamando ou vai bater todas as metas?

Até a próxima!

 

Achiles Rodrigues

Achiles Rodrigues

Por Achiles Rodrigues

Achiles Rodrigues Possui mais de 16 anos de atuação em logística, transportes, processos e pessoas. É professor de liderança e criatividade e um entusiasta do mundo digital. É graduado em administração de empresas, Teologia e pós-graduado em MBA Logística e Supply Chain.

 

Veja também: